ADAPTAÇÕES GRÁFICAS DE CLÁSSICOS DA LITERATURA: Uma Análise Comparativa de Impacto na Formação de Jovens Leitores
Clássicos da Literatura Brasileira, Adaptação Literária, Arte sequencial, Ensino-Aprendizagem.
Este trabalho tem como foco investigar o impacto das adaptações de clássicos literários em gêneros gráficos, mais especificamente em histórias em quadrinhos, na formação de jovens leitores durante a educação escolar. A pesquisa parte da premissa de que, embora a leitura dos clássicos seja fundamental para o desenvolvimento cultural, reflexivo, linguístico e crítico dos alunos, muitos jovens encontram obstáculos significativos ao abordar essas obras, principalmente devido à complexidade da linguagem e à forma com que são apresentadas nas escolas. Diante desse cenário, o uso de adaptações literárias, especialmente em formato de quadrinhos, emerge como uma ferramenta potencial para facilitar o acesso, aumentar a compreensão e despertar o interesse pelos clássicos entre leitores inexperientes. O estudo explora como as histórias em quadrinhos, ao combinar elementos visuais e textuais, tornam narrativas complexas mais acessíveis e engajantes, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e motivacional dos estudantes. Fundamentado nas teorias de autores como Ítalo Calvino, Walter Benjamin, Scott McCloud e Mikhail Bakhtin; analisar-se-á o processo de compreensão e apreciação das narrativas clássicas quando adaptadas ao formato gráfico. Além disso, este trabalho busca compreender como essas adaptações influenciam a identidade literária e a percepção da diversidade cultural dos leitores. Como produto educacional desta pesquisa, far-se-á um guia pedagógico para auxiliar professores no ensino da literatura clássica brasileira adaptada, tornando o conteúdo mais acessível e atraente para os alunos.