ENTRE O CÔMICO E O CRÍTICO: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA DE MEMES SOBRE O ENEM
Enunciado; tom volitivo; formação de professores; meme; ENEM
A presente pesquisa trata da análise dialógica dos enunciados dos memes tendo em vista a formação leitora dos alunos da Educação Básica. O meme, é no meio digital, uma forma humorística, crítica e dinâmica para realização de leituras e compartilhamento de ideias, oportunizando o trabalho com a linguagem, em condições reais de leitura e vivência dos estudantes. Diante disso, esta pesquisa objetiva analisar o gênero discursivo meme a partir do posicionamento dos sujeitos. Como objetivos específicos, visa analisar os memes enquanto enunciados; ampliar a visão de memes em relação à noção de gênero discursivo; analisar e discutir, a partir do conceito de tom, o posicionamento dos sujeitos dos memes por eles produzidos e propor como produto educacional uma sequência didática para ser desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio com ênfase no desenvolvimento da compreensão leitora do gênero discursivo meme. A fundamentação teórica desta dissertação assenta-se sobre os conceitos de enunciado/enunciação e e entonação (Bakhtin, 2016[1979]; Volóchinov, 2021[1929]); Volóchinov, 2019[1930]) e sua extensão (Villarta-Neder, 2019 e 2024). Para o desenvolvimento da pesquisa, constituiu-se um corpus com memes referentes ao Enem 2023 e desse corpus selecionou-se discursividades que foram analisadas pontualmente. Desse modo, o estudo dos memes adquire especial relevância na medida em que esse gênero discursivo está presente na vivência dos discentes da Educação Básica, principalmente pelo fato de pertencerem a uma geração que participa ativa e intensamente dos contextos de produção, circulação e recepção dos memes em ambientes digitais.