Avaliação da Aprendizagem na Formação Inicial de Professores de Língua Portuguesa: uma análise dos cursos das Universidades Federais de Minas Gerais
Avaliação educacional; formação docente; universidades federais.
A qualidade da educação está intrinsecamente vinculada à formação inicial dos professores e às práticas pedagógicas que eles adotam, com especial destaque para a avaliação educacional, elemento central no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, práticas avaliativas tradicionais, frequentemente centradas em provas e notas, tendem a perpetuar desigualdades e não favorecem o desenvolvimento integral dos estudantes. Diante disso, este estudo tem como objetivo geral analisar a oferta de disciplinas relacionadas à avaliação educacional nos cursos presenciais de Letras – Língua Portuguesa das universidades federais de Minas Gerais. Busca-se compreender como a formação inicial dos futuros professores de Língua Portuguesa aborda a avaliação educacional. A relevância da pesquisa reside em uma lacuna identificada na formação docente no que tange à avaliação educacional, que frequentemente resulta em práticas avaliativas inadequadas no contexto escolar. Essas práticas, por sua vez, podem comprometer não apenas a eficácia do processo pedagógico, mas também a equidade e a promoção de aprendizagens significativas. Para tanto, será conduzido um estudo documental de abordagem qualitativa, com análise das grades curriculares e dos conteúdos programáticos das disciplinas ofertadas nos cursos em questão. Como parte dos resultados, além de contribuir para o debate sobre a formação inicial dos professores de Língua Portuguesa, este estudo se propõe a desenvolver um caderno pedagógico sobre a avaliação da aprendizagem voltado para professores e futuros professores, como produto educacional. Esse material terá como objetivo oferecer subsídios teóricos e práticos para qualificar as práticas avaliativas, promovendo uma visão mais reflexiva, inclusiva e transformadora da avaliação no processo educativo. Espera-se que tanto os resultados da pesquisa quanto o caderno pedagógico contribuam de forma significativa para a melhoria das práticas avaliativas e para a formação de docentes mais preparados para lidar com os desafios da avaliação educacional.