A Implementação dos Núcleos de Acolhimento Educacional na Rede Estadual de Minas Gerais: possibilidades e desafios na atividade de assistentes sociais e psicólogos
Núcleo de Acolhimento Educacional; políticas públicas; psicologia escolar; serviço social escolar.
Esta pesquisa investiga a integração de assistentes sociais e psicólogos nas escolas estaduais de Minas Gerais, com foco na implementação dos Núcleos de Acolhimento Educacional (NAE). A problemática central aborda como essa integração contribui para a melhoria do clima escolar e, consequentemente, da qualidade educacional, considerando os desafios históricos enfrentados pela educação básica no Brasil, como evasão escolar, violência e baixo desempenho acadêmico. O objetivo geral é investigar como a integração de psicólogos e assistentes sociais vem se efetivando nas escolas estaduais de Minas Gerais. Os objetivos específicos incluem: identificar e analisar a legislação pertinente; compreender a percepção dos analistas sobre seu trabalho nos NAE; examinar a implementação, orientação e acompanhamento dos núcleos pela Superintendência Regional de Ensino; comparar as determinações legais com as percepções dos analistas e a atuação da Superintendência; e desenvolver um produto educacional baseado nos resultados da pesquisa. O produto educacional resultante almeja oferecer ferramentas práticas para melhorar a integração desses profissionais nas escolas. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. A coleta de dados envolverá pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas com psicólogos e assistentes sociais atuantes nos NAE e com o analista responsável na Superintendência Regional de Ensino. Complementarmente, será aplicado um questionário a diretores e especialistas em educação básica. A análise dos dados será realizada através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Espera-se que os resultados forneçam uma compreensão sobre o funcionamento dos NAE, incluindo desafios e potenciais áreas de melhoria, além de identificar boas práticas, possíveis lacunas entre a legislação e a implementação da política, e recomendações para aprimorar a atuação dos NAE.