NEUROCIÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA PROPOSTA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO
Neurociência; Aprendizagem; Extensão Universitária; Curricularização da Extensão.
Objetivou-se durante esse percurso discutir as possibilidades sobre as intersecções entre a neurociência e suas potenciais contribuições para a formação de professores. Especificamente, fazendo uma integração da curricularização da extensão nesse contexto. Essa abordagem permite um diálogo enriquecedor entre essas duas áreas, promovendo uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas. Além disso, a inclusão da extensão no currículo de formação docente pode facilitar a adequação do currículo conforme as normativas vigentes. Deste modo, tenho realizado pesquisas que discutem a possibilidade de desenvolver um currículo mais coerente e eficaz, que atenda tanto às demandas educacionais quanto às especificidades do aprendizado humano. A pesquisa tem como objetivo entender as possíveis interferências do conhecimento da neurociência para a formação inicial de professores, a partir da curricularização da extensão. A metodologia está pautada em revisão bibliográfica, questionário e proposta de intervenção, apresentando uma abordagem qualitativa. As estudantes do curso de Pedagogia da UFLA que finalizaram a disciplina eletiva “Aprendizagem e Neurociência” participaram de um questionário sobre o tema. As participantes variam entre aquelas que estão no 2º ao 9º período, incluindo também algumas egressas. A partir daí, discutiremos a necessidade da revisão das estruturas curriculares dos cursos de formação de professores, principalmente das licenciaturas, especialmente no que se refere à curricularização da extensão, apontando como alternativa a inserção de disciplinas ou reestruturação das disciplinas já existentes, com o objetivo de propiciar a interlocução entre educação e neurociência, ensino e aprendizagem, além de apresentar como produto final uma proposta de curricularização da extensão pautada nas discussões entre educação e Neurociência, elaborando e implementando um projeto de extensão associado à disciplina eletiva de Aprendizagem e Neurociência, lecionada pelo Prof. Dr. Cláudio Lúcio Mendes, no Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras(UFLA).