Notícias

Banca de DEFESA: LIGIA MARLENE BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIGIA MARLENE BARBOSA
DATA: 27/08/2025
HORA: 13:30
LOCAL: meet.google.com/deg-fswz-prk
TÍTULO:

NEUROCIÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA PROPOSTA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Neurociência; Aprendizagem; Extensão Universitária; Curricularização da Extensão.


PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução
RESUMO:

Objetivou-se durante esse percurso discutir as possibilidades sobre as intersecções entre a neurociência e suas potenciais contribuições para a formação de professores. Especificamente, fazendo uma integração da curricularização da extensão nesse contexto. Essa abordagem permite um diálogo enriquecedor entre essas duas áreas, promovendo uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas. Além disso, a inclusão da extensão no currículo de formação docente pode facilitar a adequação do currículo conforme as normativas vigentes. Deste modo, tenho realizado pesquisas que discutem a possibilidade de desenvolver um currículo mais coerente e eficaz, que atenda tanto às demandas educacionais quanto às especificidades do aprendizado humano. A pesquisa tem como objetivo entender as possíveis interferências do conhecimento da neurociência para a formação inicial de professores, a partir da curricularização da extensão. A metodologia está pautada em revisão bibliográfica, questionário e proposta de intervenção, apresentando uma abordagem qualitativa. As estudantes do curso de Pedagogia da UFLA que finalizaram a disciplina eletiva “Aprendizagem e Neurociência” participaram de um questionário sobre o tema. As participantes variam entre aquelas que estão no 2º ao 9º período, incluindo também algumas egressas. A partir daí, discutiremos a necessidade da revisão das estruturas curriculares dos cursos de formação de professores, principalmente das licenciaturas, especialmente no que se refere à curricularização da extensão, apontando como alternativa a inserção de disciplinas ou reestruturação das disciplinas já existentes, com o objetivo de propiciar a interlocução entre educação e neurociência, ensino e aprendizagem, além de apresentar como produto final uma proposta de curricularização da extensão pautada nas discussões entre educação e Neurociência, elaborando e implementando um projeto de extensão associado à disciplina eletiva de Aprendizagem e Neurociência, lecionada pelo Prof. Dr. Cláudio Lúcio Mendes, no Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras(UFLA).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JULIANA CARVALHO TAVARES - UFMG (Membro)
Externo à Instituição - HELOISA HELENA VILELA COSTA - UFTM (Suplente)
Interno - ELIASAF RODRIGUES DE ASSIS (Membro)
Presidente - CLAUDIO LUCIO MENDES (Membro)
Interno - ALESSANDRO TEODORO BRUZI (Suplente)
Notícia cadastrada em: 18/08/2025 16:46
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 16/09/2025 02:48