Notícias

Banca de DEFESA: BEATRIZ MARIA DE NAZARE SIQUEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BEATRIZ MARIA DE NAZARE SIQUEIRA
DATA: 28/08/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Via google meet
TÍTULO:

INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES INICIANTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Investigação didática; Professores iniciantes; Prática de ensino; Pesquisa-formação.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

A investigação da prática de ensino é essencial por alguns motivos, entre os quais podemos destacar o movimento de reflexão sobre a prática de ensino. Esse movimento, não mobiliza somente os conteúdos que foram trabalhados, contempla também toda a atividade cognitiva que está por traz do processo de apreensão desses conteúdos e as ações docentes empreendidas para tanto. Assim sendo, a pesquisa em tela teve como objetivo analisar as possibilidades de aprimoramento e reflexão das práticas de ensino desenvolvidas por professores iniciantes atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental por meio do uso da investigação didática. Para tanto, optamos por desenvolver uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-formação. Participaram da pesquisa cinco professoras iniciantes com menos de três anos de atuação docente que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de educação de um município do sul de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada a partir do preenchimento de questionário pessoal e profissional, para o conhecimento do perfil das participantes da pesquisa e por meio da transcrição dos encontros formativos que foram realizados juntamente com as professoras. As pautas dos encontros formativos foram delineadas conforme a necessidade de cada docente referente a situações dilemáticas encontradas por elas em sala de aula. Foram realizados um total de quatro encontros com as professoras e ao final do processo de análise conseguimos identificar o quanto o processo de reflexão sobre as práticas de ensino e aprendizagem possibilitaram o aprimoramento e a qualificação das práticas desenvolvidas pelas professoras. Além disso, os encontros revelaram o quanto a troca de ideias e diálogos entre as professoras podem ser benéficos para a prática docente. Ao fim da pesquisa como proposta de produto educacional, foi elaborada uma pauta de encontros formativos, com a descrição dos quatro encontros que foram realizados com as professoras intitulado como: Da prática para a prática: a investigação didática em foco. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA SILVIA MOÇO APARÍCIO - USCS (Suplente)
Presidente - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Suplente)
Externo à Instituição - MARIA DE FÁTIMA RAMOS DE ANDRADE - USCS (Membro)
Interno - GLAUCIA SIGNORELLI DE QUEIROZ GONCALVES - UFU (Membro)
Notícia cadastrada em: 18/08/2025 18:10
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 16/09/2025 02:48