Dilemas e contribuições do ensino por projetos interdisciplinares para a prática docente
Prática docente. Dilemas. Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade. Diários de aula.
A proposta de trabalho interdisciplinar, que permeia os documentos oficiais que orientam a educação básica no Brasil, surge como alternativa à fragmentação disciplinar do conhecimento. Todavia, para que se fuja do fazer despropositado, consideramos necessário uma fundamentação teórica e metodológica para a prática docente nesse contexto. Este trabalho se apoia na perspectiva interdisciplinar de Fazenda (2002, 2003, 2011) e no percurso de projeto proposto por Fourez et al (1993, 1997, 2002). Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar os dilemas e as contribuições do ensino por meio da metodologia de projetos interdisciplinares, na prática docente da educação básica. O estudo está fundamentado na abordagem qualitativa, com caráter descritivo e exploratório, e utilizou como instrumento de coleta de dados o diário de campo da professora-pesquisadora, fundamentados no trabalho realizado por Zabalza (1994). Este diário foi produzido durante a implementação de um projeto interdisciplinar com uma turma de alunos do 8o ano do ensino fundamental. A análise dos dados foi orientada pela análise temática e pela autorreflexão docente. Os resultados revelaram dilemas relacionados à construção e condução do projeto, à gestão do tempo, às tensões entre autonomia docente e exigências institucionais, e às dificuldades na colaboração interdisciplinar. Por outro lado, destacaram-se contribuições significativas, como o fortalecimento da participação e autonomia dos alunos, o uso da metodologia como instrumento de avaliação formativa, a ressignificação do currículo, a aproximação dos conteúdos escolares à sociedade e uma relação de afeto e entusiasmo dos alunos com a aprendizagem. A pesquisa aponta para a importância da flexibilidade no planejamento, da adaptação curricular e do diálogo como elementos centrais da docência interdisciplinar.