ANÁLISE DO CURRÍCULO REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS (CRMG) DE FILOSOFIA: DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A PRÁTICA DOCENTE
Filosofia. Currículo Referência de Minas Gerais. Ensino Médio. BNCC. Ensino de Filosofia.
Esta dissertação investiga as implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) para o ensino de Filosofia. O objetivo central é analisar como a abordagem por competências, hegemônica nos referidos documentos, tensiona a especificidade epistemológica da disciplina e se materializa na prática docente. A pesquisa ancora-se teoricamente na "pedagogia do conceito" de Sílvio Gallo e adota como metodologia a análise documental, com foco nos Cadernos MAPA, material de apoio oficial da rede estadual mineira. O diagnóstico revela que a tradução da lógica por competências para o material didático resulta em lacunas nos movimentos pedagógicos de investigação e conceituação, essenciais ao filosofar. Diante disso, defende-se a tese de que o papel do professor é decisivo na mediação pedagógica, cabendo a ele a tarefa de ressignificar as diretrizes oficiais para preservar a potência da Filosofia como exercício de criação de conceitos e de formação para o pensamento autônomo.