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Banca de QUALIFICAÇÃO: PABLO ANDRES PENTEADO AGUILAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PABLO ANDRES PENTEADO AGUILAR
DATA: 15/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: google meet - online
TÍTULO:

O Programa Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB-MG): Investigação sobre a Orientação Científica na Educação Básica


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: iniciação científica; formação de professores; ensino médio; alfabetização científica.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO:

O conhecimento científico é fundamental para as sociedades humanas sendo a sua apropriação pelas novas gerações essencial para o desenvolvimento dos países. Essa apropriação dos métodos científicos se dá, sobretudo, por meio da educação básica e superior. No caso do Brasil, fica evidente pelos resultados das avaliações internacionais e nacionais nosso atraso na aquisição do conhecimento científico pelos estudantes. Importante ressaltar que quando falamos em método científico estamos considerando a maneira de fazer ciências de todos os campos do conhecimento, que são contempladas no currículo escolar, não somente da concepção de ciência que abarque apenas as ciências naturais e exatas. Tanto no ensino superior quanto na educação básica existem projetos de iniciação científica. Contudo, a maior parte dos investimentos e iniciativas encontram-se vinculadas as universidades e órgãos de fomentos de pesquisa. Projetos dessa natureza na educação básica tem se desenvolvido em maior quantidade somente nas últimas duas décadas. A forma de se trabalhar e orientar os estudantes, nesses dois segmentos, possuem características bem distintas. Um dos fatores que levou esta pesquisa a ter o determinado recorte, foi o fato deste campo de pesquisa ser ainda incipiente e contar com poucas publicações. Diante disso, é objetivou-se analisar a atual política pública de iniciação científica, em Minas Gerais, a partir do olhar do professor orientador, focando nas concepções do fazer ciência e nas características necessárias para o desenvolvimento de uma boa orientação. Foi adotada, neste trabalho, uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando procedimentos metodológicos como a pesquisa bibliográfica e documental. Foi realizada coleta de dados junto aos professores e analistas da Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), por meio da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. Espera-se, com esta pesquisa, obter informações relevantes que permitam identificar dificuldades, desafios e alternativas encontradas para a elaboração de um produto educacional que ofereça subsídios, instruções e recomendações visando o aprimoramento dos envolvidos na implementação da iniciação científica junto às escolas da rede estadual de Minas Gerais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Thaís Almeida Cardoso Fernandez - UFV (Membro)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Presidente - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - GÍNIA CEZAR BONTEMPO - UFV (Suplente)
Interno - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Suplente)
Notícia cadastrada em: 31/08/2025 23:10
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