O Programa Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB-MG): Investigação sobre a Orientação Científica na Educação Básica
Palavras-chave: iniciação científica; formação de professores; ensino médio; alfabetização científica.
O conhecimento científico é fundamental para as sociedades humanas sendo a sua apropriação pelas novas gerações essencial para o desenvolvimento dos países. Essa apropriação dos métodos científicos se dá, sobretudo, por meio da educação básica e superior. No caso do Brasil, fica evidente pelos resultados das avaliações internacionais e nacionais nosso atraso na aquisição do conhecimento científico pelos estudantes. Importante ressaltar que quando falamos em método científico estamos considerando a maneira de fazer ciências de todos os campos do conhecimento, que são contempladas no currículo escolar, não somente da concepção de ciência que abarque apenas as ciências naturais e exatas. Tanto no ensino superior quanto na educação básica existem projetos de iniciação científica. Contudo, a maior parte dos investimentos e iniciativas encontram-se vinculadas as universidades e órgãos de fomentos de pesquisa. Projetos dessa natureza na educação básica tem se desenvolvido em maior quantidade somente nas últimas duas décadas. A forma de se trabalhar e orientar os estudantes, nesses dois segmentos, possuem características bem distintas. Um dos fatores que levou esta pesquisa a ter o determinado recorte, foi o fato deste campo de pesquisa ser ainda incipiente e contar com poucas publicações. Diante disso, é objetivou-se analisar a atual política pública de iniciação científica, em Minas Gerais, a partir do olhar do professor orientador, focando nas concepções do fazer ciência e nas características necessárias para o desenvolvimento de uma boa orientação. Foi adotada, neste trabalho, uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando procedimentos metodológicos como a pesquisa bibliográfica e documental. Foi realizada coleta de dados junto aos professores e analistas da Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), por meio da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. Espera-se, com esta pesquisa, obter informações relevantes que permitam identificar dificuldades, desafios e alternativas encontradas para a elaboração de um produto educacional que ofereça subsídios, instruções e recomendações visando o aprimoramento dos envolvidos na implementação da iniciação científica junto às escolas da rede estadual de Minas Gerais.