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Banca de DEFESA: ANDREIA BORGES DE OLIVEIRA CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREIA BORGES DE OLIVEIRA CARVALHO
DATA: 19/12/2025
HORA: 12:00
LOCAL: ON LINE
TÍTULO:

Percepção docente acerca das práticas de leitura literária na educação infantil


PALAVRAS-CHAVES:

educação infantil; práticas de leitura; mediação literária; formação literária docente.


PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

Este trabalho considera que a leitura literária estimula a formação de sujeitos críticos e reflexivos dentro de uma sociedade. Mesmo que se depare com muitos textos em circulação, a formação do leitor depende de ações de interação com o texto, pensadas a partir de mediações e intervenções diferenciadas conforme a realidade da criança. Por isso, o trabalho com a leitura literária mostra-se uma proposta potente para o aprendizado da leitura e para o crescimento integral das crianças. Nesse viés de discussão que envolve a educação literária, considera-se a formação literária dos professores para o trabalho com a literatura infantil, como eixo principal para se despertar e incentivar a curiosidade, a imaginação, a narratividade, a literariedade na educação infantil. Frente ao tema proposto, emerge a seguinte questão: Como as professoras percebem e compreendem as atividades de leitura literária e atuam como mediadoras desse processo, viabilizando a formação de pequenos leitores? Quais e como as atividades de leitura literária são desenvolvidas pelas professoras na educação infantil? Diante dessa temática vinculada aos estudos desenvolvidos no NELLE (Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita), esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como as professoras compreendem as práticas de leitura literária desenvolvidas na educação infantil, em específico, na pré-escola e quais saberes subsidiam a formação literária docente. Assim, são os objetivos específicos: a) identificar e mapear as práticas de leitura desenvolvidas na pré-escola da Educação Infantil, b) compreender como as práticas de leitura e a mediação docente pode contribuir para a formação leitora de crianças na segunda infância, c) identificar as percepções e compreensões sobre o conhecimento que as professoras possuem sobre as propostas de leitura na Educação Infantil d) elaborar uma oficina literária para as professoras da Educação Infantil, como produto educacional. Como subsídio teórico para a reflexão proposta, apoiamos na discussão a respeito de leitura nas obras de Cecília Bajour (2012) e Helena Martins (1982), no que concerne sobre leitura literária ancora-se em Patricia Corsino et al (2010, 2016) e de Ilsa Goulart (2015, 2018, 2023) e sobre letramento literário com Rildo Cosson (2022) e Cosson e Renata Souza (2011). Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo numa abordagem qualitativa, de cunho exploratória, a partir de uma entrevista semiestruturada com professoras que atuam na Educação Infantil (4 e 5 anos) de um município no Sudoeste de Minas Gerais. A pesquisa contou com um acompanhamento em sala de aula, para observação e registro das ações e propostas de leitura literária desenvolvidas pelo professor. Os dados coletados, foram analisados segundo Análise de Conteúdo de Bardin (1977), por meio da pré-análise, da exploração do material, do tratamento dos resultados e da inferência e a interpretação.  Os resultados da pesquisa apontam uma fragilidade, tanto na formação inicial quanto continuada, que se evidencia nas práticas realizadas com a leitura literária, que para contribuir foi realizada, como produto educaciona.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA PAULA PEDERSOLI PEREIRA - UEMG (Membro)
Interno - CAROLINA FARIA ALVARENGA (Suplente)
Externo à Instituição - FERNANDA PEDROSA COUTINHO MARQUES - UFMG (Suplente)
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Notícia cadastrada em: 10/12/2025 15:55
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