Práticas literárias Na educação infantil sob a inspiração de Reggio Emilia
educação infantil; protagonismo infantil; práticas pedagógicas; formação de professores.
A pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas de leitura de livros de literatura infantil desenvolvidas por professoras da Educação Infantil e verificar de que modo essas práticas dialogam com os fundamentos da abordagem Reggio Emilia. Como objetivos específicos, propõe-se: contextualizar a abordagem pedagógica Reggio Emilia; identificar os princípios que orientam o trabalho educativo a partir dessa proposta; no que se refere à leitura literária na Educação Infantil; e investigar como essas práticas têm sido realizadas na instituição pesquisada. Metodologicamente esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. Concluiu-se que, as professoras entrevistadas reconhecem a leitura literária como uma linguagem essencial na Educação Infantil, desenvolvendo práticas que favorecem o encantamento, a expressão e o vínculo das crianças com os textos. Ainda que muitas dessas ações ocorram de forma espontânea, nota-se uma aproximação significativa com os fundamentos da abordagem Reggio Emilia