Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSINALVA NERES ROCHA

DISCENTE: ROSINALVA NERES ROCHA
DATA: 20/06/2024
LOCAL: google meet

AS CULTURAS JUVENIS E OS SENTIDOS DA ESCOLA PÚBLICA PARA JOVENS DO ENSINO MÉDIO EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE DE MINAS GERAIS

Culturas juvenis. Escola Contemporânea. Ensino Médio.

SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Com o objetivo principal de analisar os sentidos da escola a partir da relação entre instituição escolar e culturas juvenis, o presente projeto propõe um estudo sobre as representações, sentidos e significados da escola pública às juventudes. A temática expressa relevância científica, acadêmica e social, uma vez que, apesar dos avanços ocorridos ao longo dos tempos, autores como Dayrell (2001) descrevem a existência de instituições que permanecem com abordagens cartesianas legitimadas por marcas históricas pautadas na homogeneização dos escolares, sem considerar as territorialidades, expressões corporais e ritos de passagem nas juventudes, princípios estes, susceptíveis de gerar conflitos ideológicos e propostas pouco significativas nestas instituições. O estudo terá como base primária a pesquisa teórica, seguida de imersão no campo empírico por meio de entrevistas, diário campo e rodas de conversa desenvolvidas em encontros presenciais. Os dados coletados nas entrevistas semiestruturadas serão tratados qualitativamente, visando o detalhamento do recorte contextual analisado. Participarão da pesquisa, 35 jovens do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino do Nordeste de Minas Gerais. Espera-se que o trabalho forneça indícios para compreender o intricado plano na produção de sentido às juventudes integrantes de uma sociedade hodierna complexa e de uma escola, por vezes, ambígua, violenta, pari passu, um vislumbre de constituição humana e formação emancipatória.

Externo à Instituição - VIVIAN MARINA REDI PONTIN - UNICAMP (Suplente)
Interno - RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA (Suplente)
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Membro)
Presidente - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)