CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS: DIÁLOGOS E RESPONSABILIDADES FORMATIVAS
Leitura, multiletramentos, contexto escolar. Círculo de Bakhtin, ato responsável
O presente trabalho propõe um estudo da leitura a partir da Pedagogia dos Multiletramentos. Aqui será investigado como os professores de língua portuguesa do 1º ano do Ensino Médio exploram o trabalho com esta pedagogia a fim de serem desenvolvidas habilidades de leitura. Os multiletramentos serão abordados como referência à capacidade de compreensão e comunicação por meio de diferentes modos de linguagem, como textos escritos, imagens, sons e vídeos. No contexto escolar, eles têm se tornado cada vez mais relevantes devido às demandas sociais, que exigem habilidades de leitura crítica e interpretação de textos multimodais. Essa abordagem, além de ampliar o conceito de leitura, prepara os alunos para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea, capacitando-os de forma efetiva a compreenderem e se comunicarem em um mundo globalizado e em constante mudança.