NEUROCIÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA PROPOSTA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO
Educação; neurociência; formação de professores; curricularização da extensão.
Pretendeu-se, neste trabalho verificar as possíveis interferências do conhecimento da neurociência para a formação inicial de professores, especialmente no que se refere a curricularização da extensão. A metodologia está pautada em revisão bibliográfica, grupo focal, questionário e proposta de intervenção, apresentando uma abordagem qualitativa. O grupo focal será composto por professores do Ensino Superior que ministram disciplinas que versam sobre a temática da neurociência e pesquisam assuntos dessa natureza. As estudantes do curso de Pedagogia da UFLA que concluíram a disciplina Educação e Neurociência nos dois últimos semestres que ela foi oferecida responderão um questionário sobre o assunto. A partir daí, discutiremos a necessidade da revisão das estruturas curriculares dos cursos de formação de professores, principalmente das licenciaturas, especialmente no que se refere à curricularização da extensão, apontando como alternativa a inserção de disciplinas ou reestruturação das disciplinas já existentes, com o objetivo de propiciar a interlocução entre educação e neurociência, ensino e aprendizagem.