LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: HABILIDADES DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Letramentos. Leitura. Habilidades em leitura.
O presente trabalho elege como tema Letramento e alfabetização: habilidades de leitura no Ensino Fundamental Anos Iniciais e busca, como objetivo principal, investigar habilidades de leitura consolidadas por alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Para alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa pretende (i) identificar as metodologias utilizadas para a prática pedagógica no trabalho com a leitura (ii) analisar habilidades de leitura consolidadas pelos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais e (iii) construir um produto educacional destinado a professores para o trabalho com a leitura. O estudo está fundamentado na BNCC (Brasil, 2018), documentos norteadores e em teóricos conceituados e renomados. Trata-se de uma pesquisa descritiva, cujos sujeitos participantes foram alunos de uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, professora regente e pesquisadora. Os dados foram coletados por meio da observação direta em aulas de Língua Portuguesa e do registro em diário de campo. Também foi utilizada uma atividade envolvendo a leitura protocolada e a aplicação de uma atividade diagnóstica das habilidades de leitura referenciadas na BNCC (Brasil, 2018). Os dados foram analisados por meio de abordagens quanti-qualitativas, com vista a sistematizar intervenções/estratégias para impulsionar a aquisição e o desenvolvimento das habilidades de leitura nos discentes.