FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: concepções de práticas sobre aquisição da leitura e da escrita
Formação de professores; concepções de ensino-aprendizagem; aquisição da leitura; aquisição da escrita
O mundo está passando por mudanças rápidas e profundas, e a educação não fica alheia a essas transformações. O que anteriormente costumava ser visto como o ponto máximo da aprendizagem, como ler e escrever, agora é apenas o início de uma jornada de aprendizado contínuo. A revolução tecnológica e as mudanças culturais e sociais tem remodelado não apenas a forma como adquirimos conhecimento, mas também como o aplicamos em nossas vidas cotidianas. Um aspecto fundamental dessa evolução está relacionado ao processo de ensino-aprendizagem, especialmente no que diz respeito à aquisição da da leitura e escrita nas fases finais da Educação Infantil. Com a disseminação da tecnologia e o acesso constante à informação, a criança que entra na escola hoje possui uma versão diferente daquela que ingressou há apenas uma década. Ela está imersa em um ambiente digital, cercada por dispositivos eletrônicos, e possui acesso quase instantâneo a vastas quantidades de informações. Sendo assim, esse estudo investiga até que ponto a formação oferecida aos professores e professoras atuantes nas redes municipais e privadas de Lavras, MG, responde às necessidades da sala de aula, especificamente no processo de aquisição da leitura e escrita na Educação Infantil. A comunicação discursiva, conforme explorada por Volóchinov (2017), é fundamental para entender como esses enunciados formativos são produzidos e incorporados na prática docente, refletindo as influências sociais e culturais que permeiam o ambiente escolar. O objetivo geral deste trabalho é analisar o discurso relacionado à aquisição da leitura e escrita na segunda etapa da Educação Infantil, investigando como esse discurso é circulado e incorporado na formação de professores. Essa análise busca compreender as influências e práticas pedagógicas resultantes desse processo. Nesse contexto, a formação docente deve ser vista como um processo dialógico, onde as práticas e teorias educacionais se entrelaçam com a realidade das salas de aula. Diante do exposto, a pesquisa se articula em torno de quatro objetivos específicos: (1) identificar as principais tendências e concepções presentes no discurso sobre a aquisição da leitura e escrita, a partir de uma revisão bibliográfica e análise de documentos curriculares; (2) verificar como os professores percebem seu preparo para lidar com os desafios do ensino da leitura e escrita, considerando a influência do discurso abordado durante a formação; (3) promover o diálogo entre os professores e as teorias discutidas na formação; e (4) desenvolver, através de um ebook e/ou caderno orientador, estratégias que visem aprimorar as práticas pedagógicas relacionadas ao processo de aquisição da leitura e escrita, levando em conta as lacunas e desafios identificados nas percepções dos professores.