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Banca de DEFESA: DYLA MARIA DUARTE LISBOA PORCHAT DE ASSIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DYLA MARIA DUARTE LISBOA PORCHAT DE ASSIS
DATA: 18/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: ambiente virtual
TÍTULO:

POPULARIZAÇÃO DAS NEUROCIÊNCIAS JUNTO A ESCOLARES: Repercussões da ação de extensão “Cinema, Ciência e Cérebro”


PALAVRAS-CHAVES:

Neurociências; Educação; Divulgação Científica; Ação de extensão; Crianças e jovens; Escola pública.


PÁGINAS: 161
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Nos anos 90, o avanço nas investigações sobre o Sistema Nervoso Central (SNC) trouxe novos conhecimentos das Neurociências ao público leigo por meio da divulgação científica, intensificando as publicações sobre a interlocução entre Neurociências e Educação. Apesar da conexão existente entre essas áreas, essa interação ainda é pouco difundida na Educação Básica. Assim, esta pesquisa destacou a importância de se popularizar o funcionamento do cérebro e o processo de aprendizagem, ampliando o conhecimento sobre o SNC no contexto escolar. Nessa linha de reflexão, algumas questões moveram este estudo: i) como as ações de divulgação e popularização das Neurociências na Educação Básica têm sido desenvolvidas por diferentes instituições, especialmente nas Semanas de Conscientização sobre o Cérebro? ii) quais são as repercussões dessas ações em estudantes da Educação Básica, no nível da conscientização sobre o cérebro? Esses questionamentos conferiram ao estudo, o objetivo de analisar as iniciativas realizadas durante a Semana Internacional do Cérebro (SIC), entre 2010 e 2024, para compreender suas repercussões na conscientização neurocientífica de estudantes da Educação Básica. Os objetivos específicos incluíram: (i) mapear as ações desenvolvidas durante a SIC no Brasil; (ii) verificar evidências de conscientização sobre o cérebro promovidas por essas iniciativas; e (iii) avaliar o impacto de intervenções neurocientíficas em escolares. A metodologia adotada combinou análise documental de relatórios, materiais de portais universitários e artigos publicados sobre a SIC, com uma intervenção prática junto a alunos de duas escolas públicas de uma cidade do Sul de Minas Gerais. Na intervenção, questionários foram aplicados a estudantes do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental para medir o nível de conscientização sobre o cérebro antes e depois da participação na ação de extensão “Cinema, Ciência e Cérebro”. Os dados de natureza verbal foram tratados por análise de conteúdo e os de natureza numérica por descritiva e exploratória. Os resultados indicaram que as campanhas da SIC têm ampliado o entendimento dos estudantes sobre o cérebro e seus processos, promovendo maior interesse pela ciência e incentivando práticas pedagógicas mais conectadas às evidências neurocientíficas. Contudo, foi observado que esses conhecimentos precisam ser integrados de maneira mais prática no cotidiano escolar, com foco no desenvolvimento de competências cognitivas e emocionais. O uso de recursos audiovisuais, como o filme Divertida Mente®, foi eficaz na construção de conceitos emocionais e no estímulo à curiosidade dos alunos. Após a intervenção, houve uma evolução significativa na compreensão dos estudantes sobre as emoções e sua relação com o cérebro. A maioria reconheceu a aplicabilidade prática do conhecimento adquirido, tanto na escola, quanto nas interações cotidianas, o que demonstra a relevância do ensino das Neurociências. Desse modo, o estudo revelou que a conscientização sobre o cérebro e as Neurociências na Educação Básica está em fase inicial, destacando a necessidade de capacitação dos educadores e maior incentivo das instituições para integrar essas áreas ao currículo escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ALESSANDRO TEODORO BRUZI (Membro)
Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)
Interno - RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA (Suplente)
Externo à Instituição - MICHELLE ALINE BARRETO - FAGAMMON (Suplente)
Externo à Instituição - MIRELA CUNHA CARDOSO RAMACCIOTTI - USP (Membro)
Notícia cadastrada em: 09/12/2024 10:54
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