APROXIMAÇÕES ENTRE NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO – UM ESTUDO DE REVISÃO NARRATIVA
Neurociências e Educação; Década do Cérebro; Divulgação Científica; Funcionamento do cérebro; Neuromitos; Produto Educacional.
Esta pesquisa nasce de experiências em atuação na área de Educação, acumuladas por décadas. Inicialmente na docência, passando por todos os níveis da Educação Básica. Em meio a esse tempo, houve a iniciação na função de especialista da educação, atuando até o momento. E também atuando no ambiente clinico da Psicopedagogia, há quatorze anos. A significativa mudança de paradigma aconteceu a partir de especializações relacionadas à aprendizagem humana, com enfoque na Neuropsicopedagogia; de uma atenção mais voltada para as dificuldades de aprendizagem, para um olhar ressignificado para as potencialidades do aprendente. Trazendo robustez científica às experiências profissionais elencadas e apresentação de possibilidades para aproximação entre as Neurociências e a Educação, foi realizado um relato histórico sobre as Neurociências, com destaque para os impactos que a “Década do Cérebro” contribuiu para a visibilidade dessa área pelo mundo. E no Brasil, foram analisados alguns dos caminhos percorridos entre as Neurociências e a Educação, desencontros e alguns encontros entre ambas, ao longo desse percurso histórico. A revisão narrativa do referencial teórico apontou as bases teóricas para a estruturação da proposta do curso de formação para professores, possibilitando extrair desse trabalho as produções científicas que apresentaram elementos que pudessem contribuir substancialmente para a produção de um curso de formação para professores sobre a aprendizagem humana, objeto de estudo da Educação e das Neurociências. E os estudos apresentados partem dos resultados das pesquisas de uma pedagoga com experiência profissional e pesquisadora das Neurociências, que sinaliza possibilidades de colaboração entre Educação e Neurociências e a aproximação entre essas duas ciências. Embasado nas pesquisas realizadas, estruturou-se um Produto Educacional na forma de uma proposta de curso híbrido, de formação docente para professores do ensino fundamental, de uma escola estadual situada no sul do estado de Minas Gerais, com abordagens sobre Neurociências e Educação, enfocando principalmente no funcionamento do sistema nervoso central: o processo de aprendizagem; neuromitos; a elaboração de estratégias pedagógicas e metodologias diversas, facilitando a eficácia da construção do conhecimento pelo aluno. O produto educacional finaliza o trabalho científico, com a proposta de um “Curso de formação continuada para Professores do Ensino Fundamental”.