Notícias

Banca de DEFESA: FELIPE TAVARES GONÇALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE TAVARES GONÇALVES
DATA: 20/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de defesas DEF e ambiente virtual
TÍTULO:

Revisão Sistemática de Programas Interventivos no Desenvolvimento de Habilidades  Motoras Fundamentais de Crianças em Idade Escolar



PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento Motor, Habilidades Motoras Fundamentais, Programas de Intervenção, TGMD, Educação Física Escolar, Revisão sistemática.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO:

O desenvolvimento motor (DM) configura-se como um processo sequencial, contínuo e relacionado à idade, por meio do qual o indivíduo transita de movimentos iniciais, simples, desorganizados e descoordenados para habilidades motoras mais complexas e organizadas, adaptadas às demandas culturais e ao crescimento físico. Este processo resulta da interação dinâmica entre a constituição biológica do indivíduo e o ambiente, ambos sujeitos a transformações ao longo do tempo. Dentro das etapas do DM, as habilidades motoras fundamentais (HMF) emergem como competências essenciais para a realização de sequências de movimentos especializados, indispensáveis à participação plena em atividades físicas, tanto organizadas quanto não organizadas, ao longo da trajetória de desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos. Embora exista uma correlação etária no desenvolvimento dessas habilidades, é equivocado considerar que elas sejam adquiridas de forma automática ou natural. A não aquisição dessas habilidades pode acarretar dificuldades motoras e comportamentais que persistem na vida adulta, comprometendo a saúde e as relações sociais do indivíduo. Diante da relevância de promover a plena aquisição das HMF, a implementação de programas interventivos mostrou-se uma estratégia eficaz, particularmente no contexto escolar, período crítico para a aquisição dessas competências motoras. Neste estudo, foram selecionados 56 estudos que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos, e a revisão foi conduzida seguindo as diretrizes metodológicas dos protocolos PRISMA, STROBE e CONSORT. O objetivo principal foi sintetizar, avaliar e apresentar os resultados de programas interventivos no desenvolvimento das HMF, com o uso das versões 2 e 3 do Test of Gross Motor Development (TGMD-2 e TGMD-3) como instrumentos de avaliação do DM. Além disso, foi elaborado um inventário de programas interventivos voltados para o DM, a partir das evidências coletadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ALESSANDRO TEODORO BRUZI (Membro)
Interno - CLAUDIO LUCIO MENDES (Membro)
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Suplente)
Externo à Instituição - LÚCIO FERNANDES FERREIRA - UFAM (Membro)
Externo à Instituição - MAICON RODRIGUES ALBUQUERQUE - UFMG (Suplente)
Notícia cadastrada em: 10/12/2024 09:14
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 05/02/2025 09:49