LEITURA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA
Letramentos; leitura em língua inglesa; BNCC.
Esta pesquisa sobre leitura e letramento em língua inglesa investiga as práticas de leitura de estudantes do 3º ano do ensino médio. A Base Nacional Comum Curricular (2018a) orienta o letramento por meio de recursos tecnológicos e diferentes suportes de texto, priorizando o letramento crítico e a inclusão digital. A aprendizagem da língua inglesa possibilita que os alunos adquiram habilidades linguísticas e competências essenciais para o século XXI, preparando-os para uma participação ativa na sociedade globalizada. Nesta dimensão, esta pesquisa parte da seguinte questão: Quais práticas de leitura em língua inglesa são desenvolvidas e consolidadas por estudantes do ensino médio? O objetivo é analisar as práticas de leitura em língua inglesa consolidadas por estudantes do terceiro ano do ensino médio de escola pública a fim de refletir sobre como a escola pode planejar metodologias de ensino que contribuam para a promoção da leitura em língua inglesa. Para alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa pretende (i) analisar o conceito de letramento e leitura em língua inglesa, discutindo suas implicações pedagógicas e práticas no contexto educacional, com o propósito de identificar estratégias que favoreçam o desenvolvimento de competências leitoras e o engajamento crítico dos estudantes; (ii) compreender o embasamento teórico-conceitual sobre a leitura como pilar da função social: sabedoria, empoderamento e educação; (iii) aplicar um questionário a estudantes do 3º ano, a fim de mapear as práticas de leitura em língua inglesa; (iv) aplicar uma avaliação diagnóstica sobre práticas de leitura em língua inglesa; (v) analisar os dados coletados à luz do referencial teórico e (vi) propor um minicurso direcionado a professores de língua inglesa para o trabalho com a leitura em escolas públicas de ensino édio. O estudo está fundamentado em teóricos como Aguiar (2007), Brito (2010), Cortez et. al. (2020), Freire (1996), Sousa (2016), Bräkling (2004), Bajard (1992), Leffa (1996), Silva (1999), Garcez (2000), entre outros, e na BNCC. A realização desta pesquisa é relevante porque trabalhar a prática de leitura no ensino de língua inglesa no contexto educacional de escola pública é considerar a participação interativa do estudante nas atividades em sala de aula que podem ser adequadas à realidade de cada aprendiz, bem como considerar seus níveis de letramento, buscando através da leitura ampliá-los. A análise dos dados foi embasada em abordagens quantitativa e qualitativa. Esta pesquisa podera contribuir para o trabalho com a lingua inglesa em sala de aula, em relação à leitura e à compreensão de textos em língua inglesa, possibilitando assim, uma efetiva aprendizagem ampliando o conhecimento dos estudantes, principalmente nos tempos atuais, em que a língua é entendida como expressão da cultura.