PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Pesquisa em Educação. Pensamento Computacional. Formação de Professores. Educação básica. BNCC-Computação. PNDE.
Esta investigação faz parte de um projeto mais amplo, apoiado pela FAPEMIG, com foco na inserção do Pensamento Computacional na educação básica. O estudo teve como objetivo compreender o processo de formação de professores para a integração do Pensamento Computacional nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa participante foi conduzida em parceria com uma escola municipal no sul de Minas Gerais. Durante o período de agosto a novembro de 2023, promovemos uma formação específica para 29 docentes, estruturada em oito encontros presenciais. As atividades buscaram explorar possibilidades de integrar o Pensamento Computacional aos componentes curriculares dos anos finais do Ensino Fundamental. Com abordagem qualitativa, a investigação foi orientada pela Teoria Fundamentada em Dados, conforme proposta por Kathy Charmaz. As informações foram coletadas por meio de notas de campo, videogravações e duas rodas de conversa, que proporcionaram reflexões sobre a metodologia aplicada. A análise dos dados seguiu técnicas da Teoria Fundamentada em Dados, resultando na elaboração de memorandos que compuseram o corpus analítico utilizado na geração da teoria substantiva e nas conclusões. Concluímos que, apesar do esforço para desenvolver atividades lúdicas e significativas seja primordial, uma boa metodologia e recursos adequados, não garantem o sucesso do trabalho transdisciplinar com professores no aprendizado e ensino do Pensamento Computacional. A adesão dos docentes ao modelo foi dificultada pela sobrecarga de trabalho que enfrentam, impactando na participação ativa e na permanência até a conclusão da formação. Para favorecer a oferta da formação em novas turmas, construímos um produto educacional com atividades de computação plugada e desplugada que auxiliam na aprendizagem do Pensamento Computacional.