Notícias

Banca de DEFESA: JUAN JONATHA NORONHA DEL GIUDICE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUAN JONATHA NORONHA DEL GIUDICE
DATA: 18/02/2025
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/uyx-bahr-wiz?authuser=0
TÍTULO:

A Construção da Identidade da Supervisão Pedagógica: embates, possibilidades e tendências


PALAVRAS-CHAVES:

supervisão pedagógica; identidade profissional; formação docente; função supervisora.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO:

A supervisão pedagógica, no desenvolver de sua constituição enquanto profissão, passou por diferentes contornos, desde sua gênese no contexto administrativo de produção, até a sua efetivação como função pedagógica. O perfil da função vem sendo moldado de acordo com as transformações sociais, políticas e educacionais resultando na criação de diferentes atribuições de controle, fiscalização e orientação, entre outras competências que compreendem sua atuação em diferentes perspectivas educacionais. Atualmente, a falta de clareza das orientações legais, os diferentes contextos de formação e as inúmeras demandas direcionadas a esse agente no contexto escolar, resultam em um acúmulo de funções que o levam a agir de forma desordenada, sob constantes tensões e dificuldades no seu exercício. O distanciamento de suas especificidades e a prevalência de atividades burocráticas em detrimento das pedagógicas provocam uma crise na identidade da supervisão pedagógica, esta que se constrói a partir de sua história, seus desejos, suas relações e é fator fundamental para caracterizar uma atividade profissional e promover processos de desenvolvimento e melhorias à profissão. À vista disso, a presente pesquisa tem por objetivo analisar como tem ocorrido a construção da identidade do supervisor pedagógico e como a sua constituição incide na atuação da supervisão pedagógica no contexto escolar. Para tanto, esse trabalho de cunho qualitativo e abordagem exploratória promoveu uma aproximação com supervisores pedagógicos da rede municipal de Lavras, Minas Gerais, por meio da aplicação questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. A partir da análise dos dados obtidos, concluiu-se que a identidade dos supervisores pedagógicos vem sendo construída sobre o impacto dos aspectos normativos, das características dos perfis dos supervisores e das relações profissionais estabelecidas. Todos esses fatores combinados, acentuados por uma formação inadequada para o exercício da supervisão, pela ausência de pessoal de apoio à gestão escolar e pelo absenteísmo docente resultam em uma dificuldade no estabelecimento de prioridades atribuindo a esse profissional funções distintas da sua atuação e distantes da esfera pedagógica, foco central do seu trabalho. Constatou-se a urgente necessidade de investimento em estratégias e políticas relativas às instâncias de formação inicial e continuada desses profissionais para assegurar o melhor preparo para a sua atuação, possibilitando o reconhecimento das reais prioridades da função. Ainda, evidencia-se a necessidade de políticas que valorizem a supervisão pedagógica e considerem as necessárias condições de trabalho. Com isto, haveria um ambiente propício para   a construção de uma identidade profissional coesa e integrada com a função social da supervisão pedagógica.  Como produto educacional, propõe-se a criação de uma comunidade de prática como espaço de formação entre pares e troca de experiências entre os profissionais da supervisão pedagógica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLAUDIA OLIVEIRA PIMENTA - FCC (Membro)
Externo à Instituição - CRISTIANE MACHADO - UNICAMP (Suplente)
Interno - LETICIA MENDONCA LOPES RIBEIRO (Suplente)
Presidente - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Notícia cadastrada em: 04/02/2025 16:36
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 09/05/2025 17:32