A Construção da Identidade da Supervisão Pedagógica: embates, possibilidades e tendências
supervisão pedagógica; identidade profissional; formação docente; função supervisora.
A supervisão pedagógica, no desenvolver de sua constituição enquanto profissão, passou por diferentes contornos, desde sua gênese no contexto administrativo de produção, até a sua efetivação como função pedagógica. O perfil da função vem sendo moldado de acordo com as transformações sociais, políticas e educacionais resultando na criação de diferentes atribuições de controle, fiscalização e orientação, entre outras competências que compreendem sua atuação em diferentes perspectivas educacionais. Atualmente, a falta de clareza das orientações legais, os diferentes contextos de formação e as inúmeras demandas direcionadas a esse agente no contexto escolar, resultam em um acúmulo de funções que o levam a agir de forma desordenada, sob constantes tensões e dificuldades no seu exercício. O distanciamento de suas especificidades e a prevalência de atividades burocráticas em detrimento das pedagógicas provocam uma crise na identidade da supervisão pedagógica, esta que se constrói a partir de sua história, seus desejos, suas relações e é fator fundamental para caracterizar uma atividade profissional e promover processos de desenvolvimento e melhorias à profissão. À vista disso, a presente pesquisa tem por objetivo analisar como tem ocorrido a construção da identidade do supervisor pedagógico e como a sua constituição incide na atuação da supervisão pedagógica no contexto escolar. Para tanto, esse trabalho de cunho qualitativo e abordagem exploratória promoveu uma aproximação com supervisores pedagógicos da rede municipal de Lavras, Minas Gerais, por meio da aplicação questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. A partir da análise dos dados obtidos, concluiu-se que a identidade dos supervisores pedagógicos vem sendo construída sobre o impacto dos aspectos normativos, das características dos perfis dos supervisores e das relações profissionais estabelecidas. Todos esses fatores combinados, acentuados por uma formação inadequada para o exercício da supervisão, pela ausência de pessoal de apoio à gestão escolar e pelo absenteísmo docente resultam em uma dificuldade no estabelecimento de prioridades atribuindo a esse profissional funções distintas da sua atuação e distantes da esfera pedagógica, foco central do seu trabalho. Constatou-se a urgente necessidade de investimento em estratégias e políticas relativas às instâncias de formação inicial e continuada desses profissionais para assegurar o melhor preparo para a sua atuação, possibilitando o reconhecimento das reais prioridades da função. Ainda, evidencia-se a necessidade de políticas que valorizem a supervisão pedagógica e considerem as necessárias condições de trabalho. Com isto, haveria um ambiente propício para a construção de uma identidade profissional coesa e integrada com a função social da supervisão pedagógica. Como produto educacional, propõe-se a criação de uma comunidade de prática como espaço de formação entre pares e troca de experiências entre os profissionais da supervisão pedagógica.