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Banca de DEFESA: LUCIANE VASCONCELOS RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANE VASCONCELOS RODRIGUES
DATA: 18/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: ON LINE
TÍTULO:

Da escrita alfabética à ortográfica: um estudo acerca das dificuldades de apreensão do sistema de escrita


PALAVRAS-CHAVES:

Sistema de escrita alfabética, ortografia, psicogênese da língua escrita.


PÁGINAS: 154
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

O presente trabalho se insere no escopo da apropriação do sistema de escrita alfabética e ortográfica, considerando a sua complexidade tanto para quem ensina, quanto para quem aprende. Assim, tendo em vista que a alfabetização se constitui como uma forma de aprendizagem evolutiva, que se desenvolve durante o período de escolarização, promover a consolidação das habilidades de escrita dentro das regras ortográficas estabelecidas, torna-se relevante. Nesse contexto, é preciso considerar que a realidade educacional aponta para um número expressivo de alunos com dificuldades no uso das regras de ortografia e, consequentemente, com muitos erros dessa natureza em suas produções escritas. Desse modo, como objetivo pretende-se identificar as dificuldades ortográficas e estabelecer sua relação com a apropriação e consolidação do sistema de escrita alfabética e ortográfica, a partir de atividades desenvolvidas com crianças do 5º ano do ensino fundamental. A pesquisa apresenta propostas de intervenção pedagógica aplicadas, compondo uma reflexão das possibilidades de superação das ocorrências apresentadas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa participante de abordagem qualitativa, em que a metodologia abordada inclui uma etapa de revisão bibliográfica dos conceitos relativos à escrita alfabética, aos níveis de evolução da escrita e aos erros ortográficos. Na segunda etapa, realizou-se uma pesquisa participante com aplicação de atividade diagnóstica com crianças do 5º ano, a fim produzir o material de análise e categorização dos erros ortográficos apresentados, o que serviu como ponto de partida para a elaboração das intervenções às ocorrências identificadas. Com isso, buscou-se a fundamentação teórica da pesquisa pautada nos estudos de Morais (2012) sobre o sistema de escrita alfabética e sobre ortografia. Como Produto Educacional elaborou-se um caderno com as intervenções realizadas, como sugestão de propostas pedagógicas para o trabalho com as dificuldades ortográficas mais recorrentes, visando melhorar o desempenho das habilidades de uso da língua escrita, bem como, análise dos resultados obtidos no sentido de verificar a eficácia das intervenções executadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JULIANO GUERRA ROCHA - UFJF (Membro)
Externo à Instituição - JULIANNA SILVA GLÓRIA - UFMG (Suplente)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Interno - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Suplente)
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Notícia cadastrada em: 05/02/2025 09:23
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