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Banca de DEFESA: DEIVIANE ANGÉLICA DE SOUSA FLOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEIVIANE ANGÉLICA DE SOUSA FLOR
DATA: 19/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/vjt-oxsh-uxg
TÍTULO:

A RELAÇÃO COM OS SABERES DOCENTES EM UM PROCESSO DE FORMAÇÃO COMPARTILHADA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores; Ensino de Matemática; Desenvolvimento profissional.


PÁGINAS: 233
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O presente estudo objetiva analisar possíveis (re)significações estabelecidas nas relações que professoras de uma escola municipal estabelecem com os saberes que constituem a profissão docente, mobilizados para se ensinar matemática em um processo de formação continuada e compartilhada. Os objetivos específicos são: identificar a relação que as professoras estabelecem com o saber matemático; analisar a relação que as professoras estabelecem com os saberes da docência mobilizados para se ensinar matemática; analisar as (re)significações das relações estabelecidas com os saberes docentes desenvolvidos na atividade de formação continuada e compartilhada para se ensinar matemática. Para tanto, elaborou-se a seguinte questão orientadora da pesquisa: que relações as professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas municipais estabelecem com os saberes docentes construídos em um processo de formação continuada e compartilhada ao desenvolverem práticas de ensino da matemática? Ancorado nos marcos do materialismo histórico dialético, o pensamento vigotskiano foi tomado como fundamento para pensar o desenvolvimento profissional docente, pautado na natureza social do sujeito e do conhecimento. A atividade docente foi compreendida como unidade dialética entre atividade de ensino e atividade de formação, segundo a Teoria da Atividade desenvolvida por Leontiev. A abordagem da pesquisa é qualitativa e de caráter exploratório. Essa investigação foi realizada com onze professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1° e 2° anos) de uma escola pública municipal localizada no interior de Minas Gerais. A produção dos dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e quatro encontros formativos realizados de abril a julho de 2024. As entrevistas semiestruturadas e os encontros formativos foram videogravados e transcritos. A proposta de formação foi desenvolvida com as professoras no contexto da escola por meio de ações potencialmente formadoras, tendo por base as etapas de organização da Atividade Orientadora de Ensino (Moura et al. 2010; 2023), cujos estudos estão ancorados na teoria histórico-cultural. Os dados coletados foram organizados e analisados por meio dos núcleos de significação (Aguiar; Ozella, 2006; 2013). Os resultados desta pesquisa evidenciam o papel do outro no processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional docente; a escola como local privilegiado para a construção de novos conhecimentos sobre a profissão docente; e a necessidade de construirmos uma cultura profissional docente fundamentada no trabalho coletivo e reflexivo dos professores, em seus contextos de atuação profissional, para garantirmos a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Suplente)
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Externo à Instituição - CARMEN LUCIA BRANCAGLION PASSOS - UFSCAR (Suplente)
Externo à Instituição - ADAIR MENDES NACARATO - USF (Membro)
Notícia cadastrada em: 10/02/2025 11:13
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