A Avaliação de Aprendizagem na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Ensino Médio: desafios e perspectivas
avaliação da aprendizagem; avaliação formativa; formação de professores; ciências humanas e sociais aplicadas.
A avaliação da aprendizagem tem sido alvo de críticas levantando questões sobre sua eficácia na constatação do conhecimento adquirido pelos alunos ao longo do tempo. Este estudo tem como objetivo analisar as concepções e práticas avaliativas dos professores de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) do Ensino Médio com a finalidade de propor estratégias que contribuam para a melhoria do processo de avaliação da aprendizagem. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e como procedimentos metodológicos foram adotados a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados por meio da aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas. No referencial teórico abordou-se as concepções de avaliação da aprendizagem na perspectiva de Freitas, Gatti, Hoffmann, Luckesi, dentre outros, assim como se desenvolveu uma discussão sobre a reforma do Ensino Médio, consolidada pela Lei Federal nº 13.415/2017, tendo em vista, observar o que foi proposto e os interesses que incidiram sobre esta reforma, as mudanças implementadas, tanto no âmbito nacional quanto no âmbito estadual, e os dilemas relacionados à proposta da reforma do Ensino Médio. O questionário foi aplicado aos professores de CHSA da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B, que abrange escolas de parte da cidade de Belo Horizonte e outros dez municípios circunvizinhos. Obteve-se 39 respostas que foram analisadas e, posteriormente, foram selecionados e entrevistados oito professores. A análise dos dados foi desenvolvida com base na análise de conteúdo de Bardin e Franco. Os dados evidenciam a necessidade, entre os professores da área de CHSA, de aprimoramentos na formação para avaliar, seja na formação inicial, seja na formação continuada. A fragilidade da formação específica para avaliar é compensada pelo autodidatismo, muitas vezes sustentado pela troca de experiências práticas entre os professores no cotidiano escolar. Além disso, os dados apontam para uma grande demanda de formação profissional para que os docentes possam trabalhar com a nova realidade gerada pelas mudanças no Ensino Médio a partir da Lei nº 13.415/2017 e se posicionarem de forma crítica em relação a essas mudanças. A partir dos resultados da pesquisa foi elaborado um produto educacional que auxilie os professores a refletirem sobre concepções e práticas avaliativas na área de CHSA, numa abordagem formativa, que oriente a prática pedagógica e favoreça a aprendizagem dos estudantes.