DIMENSÃO ESTÉTICO-ARTÍSTICA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um estudo a partir de Friedrich Schiller, Johan Huizinga e Friedrich Nietzsche
Arte; Estética; Schiller; Huizinga; Nietzsche.
O objetivo deste estudo é investigar como os conceitos sobre Arte e Estética de Friedrich
Schiller, Johan Huizinga e Friedrich Nietzsche se relacionam com as práticas pedagógicas,
propondo o desenvolvimento de formação que contribua para práticas inovadoras na Rede
Estadual de Ensino de Minas Gerais. Para isso, buscou-se compreender conceitos de Arte e
Estética, a partir dos pensadores supracitados, para relacioná-los com as práticas pedagógicas
por meio da análise do documentário “Janelas de Inovação”, apresentado por Viviane Mosé,
visando propor, a partir do aporte conceitual compreendido, a formação para práticas
inovadoras na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Metodologicamente, a abordagem
adotada é a qualitativa, sendo a pesquisa do tipo exploratória, caracterizada também como
bibliográfica. Os resultados apontam para compreensão dos conceitos de Arte e Estética na
perspectiva dos pensadores, apresentando a relação destes conceitos com as práticas
pedagógicas. Além disso, espera-se que os resultados da formação contribuam para práticas
inovadoras na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais.