MOTIVOS E EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PARA O INGRESSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Ensino Superior, Processo Seletivo, Escolha Profissional
Definir o futuro profissional é um dos principais desafios para os estudantes do Ensino Médio. É nesta etapa que eles precisam optar por uma carreira, direcionando-se para o Ensino Superior, para cursos profissionalizantes e/ou para o mundo do trabalho. Neste contexto, apresenta-se pesquisa cuja questão-problema foi: como o estudante do Ensino Médio baliza suas escolhas para o ingresso no Ensino Superior? Ela se justifica pela percepção dos pesquisadores quanto à inquietude que esta etapa traz a este grupo, uma vez que a base conteudista da educação básica oferece poucas oportunidades de reflexão sobre a questão laboral, bem como o cenário atual de queda expressiva das matrículas iniciais no Ensino Superior brasileiro. Para responder à questão foi definido como objetivo: identificar expectativas e motivos que influenciam o aluno do Ensino Médio na escolha do curso e da instituição superior que pretende ingressar. Para alcançá-lo foi realizada pesquisa quati-qualitativa com coleta de dados por meio de formulário eletrônico inserido no site de inscrição de um processo seletivo de uma universidade pública. A metodologia para análise dos dados foi baseada na Teoria Fundamentada em Dados (TFD), de Kathy Charmaz. Os resultados apontaram a notória fragilidade em que se encontram os adolescentes neste momento da escolha dos próximos passos, quando concluírem o ensino médio. Esta fragilidade gera impactos que se refletem nas próximas etapas de vida dos jovens, mas, aparentemente, as atenções das universidades e escolas públicas não estão direcionadas para isto enquanto os jovens cursam o Ensino Médio.