REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA REDE DE ENSINO ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Avaliação diagnóstica; Avaliação externa; Políticas públicas de avaliação.
A avaliação diagnóstica é um processo de coleta e análise de dados sobre os conhecimentos, habilidades e competências dos alunos, realizado no início do período letivo, com objetivo de identificar as forças e as necessidades de aprendizagem dos estudantes, permitindo que os educadores adaptem suas abordagens pedagógicas para melhor atender às particularidades de cada aluno. A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar a política de avaliação diagnóstica desenvolvida pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais a partir da percepção de professores de uma escola do sul do estado de Minas Gerais. O referencial teórico se fundamenta nas produções de Jussara Hoffmann e Cipriano Carlos Luckesi, bem como de outros autores que discutem a avaliação como um ciclo dinâmico, cuja função diagnóstica é um dos seus momentos. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, que terá como instrumento inicial de coleta de dados um questionário e após a análise dos mesmos serão realizadas entrevistas semiestruturadas, que terá como sujeitos os professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Após a coleta dos dados, para a análise e interpretação será utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram a complexidade do tema avaliação diagnóstica no dia a dia dos professores, destacando a necessidade de muito estudo e reflexão sobre o tema. Embora seja uma prática importante no contexto educacional, a familiaridade e a compreensão variam entre os profissionais, dependendo de fatores como formação, experiência, acesso a capacitações e políticas da rede de ensino em que atuam. Assim, consideramos que a interferência ou não da avaliação diagnóstica na prática docente está diretamente ligada ao conhecimento sobre esse processo que buscar contribuir para a melhoria do ensino. Em decorrência da pesquisa realizada, propõe-se como produto educacional a elaboração de um guia para consulta e análise pelos professores e demais interessados no tema de avaliação e que possa fornecer subsídios, para debates e aperfeiçoamento na área de avaliação, mais especificamente, na avaliação diagnóstica.