CRITÉRIOS TÉCNICOS E ESTÉTICOS PARA A SELEÇÃO DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS VOLTADOS AO ENSINO MÉDIO
Educação audiovisual, Tecnologia educacional, Linguagem audiovisual;
Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar critérios para a seleção de
materiais audiovisuais com finalidade educativa para o ensino médio, sendo
composta por dois artigos e um produto educacional. O primeiro artigo, de
revisão bibliográfica, apresenta características e fundamentos técnicos e
estéticos do audiovisual para a mediação pedagógica no Ensino Médio, sendo
fundamentada principalmente a partir de trabalhos de Benjamin, Flusser, Costa
e Sijll. O segundo artigo, de metodologia qualitativa exploratória, é baseado em
entrevistas feitas com professores do ensino médio de três escolas estaduais
mineiras, analisadas por análise de conteúdo, de Bardin, e tem como objetivos
fazer um diagnóstico sobre o uso de audiovisual por professores de ensino
médio e refletir sobre a importância de teoria e prática audiovisual como
competência docente, contando com trechos das entrevistas, relacionados à
conceitos de Benjamin, Flusser, Duarte, Napolitano, Morán e Migliorin, entre
outros autores. Os dois artigos direcionam a outro objetivo: a seleção de alguns
materiais audiovisuais como exemplos que podem ser utilizados pelos
educadores, que, junto à propostas didáticas práticas, resultaram no produto:
um guia educacional para professores de ensino médio que desejam adicionar
em suas aulas materiais audiovisuais, com inquietações e explicações que
podem ser refletidas e compreendidas por professores que não estão
habituados a estudar sobre estética e técnica audiovisual, de forma que
educadores das mais diversas áreas possam se inteirar sobre letramento
audiovisual e sua prática em sala de aula.