Notícias

Banca de DEFESA: NAYANE APARECIDA SOUZA PRADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYANE APARECIDA SOUZA PRADO
DATA: 21/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Via google meet
TÍTULO:

 

As artes nos anos iniciais do ensino fundamental e as possibilidades de desenvolvimento da imaginação criadora pelos estudantes


PALAVRAS-CHAVES:

Arte; imaginação criadora; anos iniciais do ensino fundamental; docência;


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

A criatividade é frequentemente entendida como uma capacidade inata, restrita a poucos indivíduos dotados de habilidades extraordinárias. No âmbito educacional, essa concepção é reforçada em discursos e práticas que enfatizam a criatividade como uma habilidade biológica e espontânea. Contudo, observa-se uma lacuna teórica significativa entre professores e profissionais da educação, que muitas vezes carecem de clareza sobre o conceito e de uma abordagem fundamentada. Nesse sentido, este trabalho busca investigar os conceitos de criação e imaginação à luz da Teoria Histórico-Cultural (THC), com foco no ensino de artes nos anos iniciais do ensino fundamental. A partir dos estudos de Saccomani (2016) e Vygotsky (2009), explora-se a criação como um processo psíquico construído historicamente, em oposição à visão inatista. Defende-se a compreensão da arte como reflexo complexo da vida cotidiana, que serve tanto como ponto de partida quanto como destino final da atividade humana. Na perspectiva histórico-cultural, argumenta-se que a criação do novo depende da assimilação das conquistas acumuladas pela humanidade ao longo do tempo e que a imaginação, entendida como expressão máxima do desenvolvimento humano, é culturalmente moldada e potencializada pela educação. Para informar uma abordagem histórico-cultural no ensino de artes nos anos iniciais, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com o objetivo de analisar como as produções acadêmicas abordam a temática. Foram analisados 14 trabalhos, a pesquisa mostrou que as discussões sobre a arte nos anos iniciais do EF se intensificaram a partir de 2022,  dedicam a pensar linguagens específicas da arte se aproximando e trazendo contribuições para a prática pedagógica. No entanto, as análises apontam lacunas na compreensão do potencial da arte e dos conhecimentos científicos para o desenvolvimento da imaginação criativa e suas repercussões para a didática. Nesse sentido, propõe-se uma perspectiva integradora entre arte, ciência e infância, culminando na elaboração de um guia didático voltado para a promoção da imaginação criadora dos estudantes. Espera-se que esta pesquisa contribua para uma maior valorização da arte na educação e forneça orientações pedagógicas que auxiliem os professores a promoverem práticas que estimulem o desenvolvimento integral das crianças.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Suplente)
Interno - JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE (Membro)
Presidente - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Externo ao Programa - DALVA DE SOUZA LOBO - DPE/FAELCH (Suplente)
Externo à Instituição - AMANDA VALIENGO - UFSJ (Membro)
Notícia cadastrada em: 10/02/2025 13:32
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 09/05/2025 18:04