INICIATIVAS DE INDUÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO SUL DE MINAS GERAIS
Indução docente; professor iniciante; formadores escolares, desenvolvimento profissional docente.
A presente tem como objetivo investigar a inserção profissional de professores iniciantes em uma escola pública do Sul de Minas Gerais, com foco na importância da parceria colaborativa entre formadores escolares e docentes em início de carreira. Por meio de uma pesquisa-formação, foram identificadas demandas formativas, fatores que favorecem a colaboração e a influência dessas interações na atuação dos professores experientes. Nesse contexto, o formador escolar desempenha um papel essencial ao oferecer formação continuada comprometida com o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o acolhimento e desenvolvimento dos professores iniciantes. A pesquisa, que contou com a participação de gestores, supervisores e professores, permitiu identificar as necessidades formativas do grupo, os desafios enfrentados pelos iniciantes e as possibilidades de colaboração entre docentes. Com base em um referencial teórico sobre indução e formação continuada de professores, os dados foram coletados por meio de encontros formativos, diários de bordo e questionários estruturados, sendo analisados pela metodologia da Análise de Prosa. Os resultados destacaram que professores iniciantes valorizam a troca de experiências, o acolhimento e a formação contínua, enquanto docentes experientes apontaram a importância do preparo institucional e das reuniões pedagógicas. Gestores e supervisores foram fundamentais no acolhimento e planejamento pedagógico, evidenciando que o apoio mútuo, a formação contínua e uma gestão eficiente são cruciais para o desenvolvimento profissional e a melhoria do ensino. Concluiu-se que o formador escolar tem um papel central no acolhimento e na formação contínua de professores iniciantes, promovendo um ambiente de desenvolvimento e superação dos desafios da docência inicial. Recomenda-se a implementação de ações que valorizem esse papel no contexto educacional, com a expectativa de que tais iniciativas contribuam para a formação contínua e o processo de indução dos professores iniciantes.