Notícias

Banca de DEFESA: RODRIGO GUALBERTO DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO GUALBERTO DA COSTA
DATA: 21/02/2025
HORA: 19:00
LOCAL: meet.google.com/eng-budi-uck
TÍTULO:

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DE LEITORES: ANÁLISE DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PARA A MITIGAÇÃO DE DEFASAGEM EM LEITURA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Escola em tempo integral; Defasagem em leitura; Compreensão leitora; Formação de leitores; Pesquisa-Ação.


PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O retorno às atividades presenciais após a pandemia de Covid-19 evidenciou um impacto no desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos, especialmente na compreensão leitora. A aprovação da lei nº 14.640 (Brasil, 2023) que visa aumentar o número de estudantes em Tempo Integral, exige estratégias para que as escolas contribuam efetivamente para o desenvolvimento da leitura desses alunos. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar as possíveis contribuições do Programa Escola em Tempo Integral para a formação de leitores e a redução da defasagem de leitura dos estudantes do ensino fundamental - anos finais. No decorrer da pesquisa foi possível analisar o impacto do projeto de intervenção na redução da defasagem de leitura e interpretação de textos dos estudantes do sexto e sétimo ano do ensino fundamental. O projeto intitulado “Integrando Cultura e Aprendizagem: Propostas Para a Redução da Defasagem de Leitura dos Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental” foi implementado na escola pesquisada. A pesquisa, de abordagem mista quali-quanti, utilizou o método de Pesquisa-Ação e analisou dados coletados por meio de observação participante, testes de leitura, desenvolvimento de projeto de intervenção, grupos focais e questionários. Análisede conteúdo foi utilizada para interpretar os dados. Os resultados indicaram que o projeto de intervenção contribuiu sutilmente para a melhoria da compreensão leitora e da autoestima dos estudantes com defasagem. A análise dos dados evidenciou que apesar do aumento da carga horária, o Tempo Integral não garante condições para a mitigação da defasagem de leitura e formação de leitores; professores e estudantes enfrentam barreiras metodológicas e estruturais que dificultam o processo de ensino e aprendizagem; há necessidade e o desejo, por parte dos professores e estudantes, por um programa permanente de apoio à recuperação da aprendizagem com foco na leitura e formação de leitores. Espera-se que este estudo contribua para o debate sobre a escola em tempo integral e a formação de leitores, fornecendo subsídios para aprimorar as práticas educacionais e promover um desenvolvimento mais completo para todos os estudantes. Os resultados da pesquisa reforçam a necessidade de flexibilização do currículo; formação continuada para os professores; maior inserção dos professores nos debates sobre leitura e formação de leitores; planejamento estratégico que envolva todas as instâncias educacionais e a comunidade escolar e a busca por parcerias intersetoriais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - WAGNER FRANKLIN BALTHAZAR - IFRJ (Suplente)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Externo à Instituição - LUCIANA DA SILVA - ND (Membro)
Presidente - JEFFERSON ADRIANO NEVES (Membro)
Interno - FABIO MARINELI (Suplente)
Notícia cadastrada em: 10/02/2025 13:51
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 09/05/2025 17:53