PROFESSORES DE LITERATURA: A LEITURA LITERÁRIA COMO PARTE DA FORMAÇÃO DOCENTE
Formação de professores; Formação de leitores; Leitura Literária.
A literatura tem um papel fundamental na vida e no desenvolvimento humano, pois, entre muitos aspectos, contribui para o desenvolvimento intelectual, amplia o repertório linguístico, forma sujeitos críticos e reflexivos e dá significado a questões cotidianas. Na escola, espaço em que muitos têm acesso à literatura, essa formação literária pode ser consolidada por meio de experiências que ofereçam ao sujeito não apenas obras, mas também uma vivência literária que contribua para uma educação de qualidade. Segundo autores que embasam esta pesquisa, como Rildo Cosson (2010, 2013, 2018) e Maria Amélia Dalvi (2014, 2018), a efetivação dessa vivência literária está condicionada a alguns aspectos, como a reflexão sobre a formação de professores. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar o potencial da leitura literária na formação inicial de professores, tendo em vista a necessidade de refletir sobre a formação de professores que também sejam leitores de literatura. Isso porque, se queremos formar leitores proficientes de literatura para a educação básica, é igualmente necessário formar profissionais capazes de desenvolver um trabalho que potencialize a literatura. Dessa forma, a fim de evidenciar as questões que permeiam a leitura literária na formação de professores, a seguinte questão foi formulada: como se dá a formação inicial dos professores de literatura e qual o espaço para a leitura literária durante a formação? Para responder a essa problemática e atingir os objetivos propostos, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, constitui-se por meio de análise documental (textos acadêmico-científicos e diretrizes legais) e de pesquisa de campo com professores que atuam ou já atuaram com o ensino de literatura na educação básica. A partir dos estudos realizados ao longo da pesquisa, assim como da análise das entrevistas, percebemos a necessidade de uma reformulação nos currículos universitários, bem como ajustes importantíssimos em documentos que regem a construção dos currículos na universidade, a fim de garantir um espaço destinado à formação literária dos professores. Não se trata apenas de um espaço prático, mas de momentos em que a educação literária docente seja contemplada e valorizada. Além disso, concluímos que, embora a formação docente seja um ponto importante para a formação de novos leitores de literatura, ela não resolve todos os problemas do ensino de literatura. No entanto, é um passo significativo para iniciar a transformação literária dentro da sala de aula.