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Banca de DEFESA: THAYS CRISTINA ALEIXO SILVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYS CRISTINA ALEIXO SILVEIRA
DATA: 28/02/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS COMO AGENTES DE INDUÇÃO: uma pesquisa colaborativa sobre a inserção de professores iniciantes


PALAVRAS-CHAVES:

Coordenador pedagógico; início da carreira docente; processo de indução; pesquisa colaborativa.


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Diante da importância de acolher o professor iniciante na carreira, a presente pesquisa, de abordagem qualitativa, desenvolvida na perspectiva da pesquisa colaborativa, busca responder a seguinte indagação: como o coordenador pedagógico (CP) pode favorecer a inserção dos professores iniciantes na escola a fim de ajudá-los a progredir na carreira desde os primeiros anos de exercício profissional? Dentro da escola o CP é o responsável em formar e orientar o trabalho pedagógico dos professores sendo ele, portanto, a pessoa mais próxima do professor em início de carreira, proporcionando que sua prática seja confortável e lhes conferindo um sentimento de pertença à profissão e ao espaço escolar. Desta forma, os CP que trabalham no ensino fundamental anos iniciais, são os sujeitos da presente pesquisa, que tem como objetivo geral: desenvolver formações em colaboração com os CP de uma rede municipal do leste de Minas Gerais, que favoreçam uma reflexão sobre as possibilidades que eles têm enquanto formadores de professores, de apoiar os processos de inserção dos professores iniciantes na escola; e objetivos específicos: discutir a contribuição de um processo colaborativo de reflexão sobre a atuação do CP e a possibilidade de constituição de iniciativas de indução docente; compreender a repercussão dos estudos realizados acerca da indução docente, durante a pesquisa colaborativa; identificar elementos considerados pelas CP facilitadores ou dificultadores das ações de indução na escola; investigar como as CP tem encaminhado as ações de formação continuada dos professores; elaborar um produto educacional com uma proposta de trabalho para a formação de coordenadores pedagógicos sobre a indução dos professores. Os dados foram obtidos durante as formações que aconteceram de forma presencial na sede da Secretaria de Educação e remota pelo Google Meet, gravados em áudio. Foram analisados a luz da Análise de Prosa e mostraram que as coordenadoras, colaboradoras da pesquisa, ampliarem as ações de indução que já realizavam de forma instintiva com seus professores iniciantes, tornando-as planejadas e conscientes. Ademais os encontros colaborativos oportunizaram momentos de formação e desenvolvimento profissional das coordenadoras, que relataram, no decorrer dos encontros, serem insuficientes e distantes do contexto. Elas também perceberam a necessidade de reconhecerem suas reais funções enquanto coordenadoras, a fim de conseguirem exercê-las efetivamente, pois comumente se sentem em desvio de suas funções. Tais mudanças podem fortalecer a identidade profissional que se mostrava fragilizada. Desta forma, podemos concluir que o primeiro passo para que as CP consigam favorecer a inserção dos professores iniciantes é fortalecendo sua própria identidade para assim exercerem suas próprias funções enquanto formadoras e responsáveis pelo desenvolvimento profissional dos professores.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - VALÉRIA MOREIRA REZENDE - UFU (Suplente)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Suplente)
Externo à Instituição - ISABEL MARIA SABINO DE FARIAS - UECE (Membro)
Presidente - GLAUCIA SIGNORELLI DE QUEIROZ GONCALVES - UFU (Membro)
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Notícia cadastrada em: 10/02/2025 14:07
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