EXISTIR E RESISTIR:
UM ESTUDO PRELIMINAR DE CURSINHOS POPULARES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM MINAS GERAIS
Cursinho Pré-vestibular Popular; Extensão Universitária; Educação Popular.
O foco desta pesquisa são Cursinhos Populares desenvolvidos como projetos de extensão das instituições de ensino superior públicas do estado de Minas Gerais. A motivação para esta investigação deriva, dentre outros fatores, da experiência pessoal da pesquisadora em um cursinho popular, o que lhe proporcionou acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade. Além disso, busca-se preencher uma lacuna de estudos que relacionem Cursinhos Populares e extensão universitária, especificamente, no que se refere à organização e ao funcionamento dos CPs que são projetos de extensão das instituições de ensino superior de Minas Gerais. A relevância social da pesquisa se deve ao papel educativo e político que os CPs têm para as camadas populares. Neste contexto, o problema de pesquisa que se delineia é: de que modo são organizados os Cursinhos Populares promovidos por instituições de ensino superior públicas de Minas Gerais como projetos de extensão? Neste sentido, tomou-se como objetivo geral mapear e caracterizar, em termos de estrutura e organização, os Cursinhos Populares desenvolvidos como projetos de extensão vinculados a instituições de ensino superior públicas de Minas Gerais. Derivando-se desse objetivo, estabelecem-se os seguintes objetivos específicos: 1) Contextualizar os Cursinhos Populares pesquisados, considerando os aspectos relacionados ao modo de trabalho e ao funcionamento desses espaços educativos; 2) Caracterizar os Cursinhos Populares pesquisados, considerando a equipe de trabalho e a estrutura administrativa 3) Identificar como acontece o processo de ingresso e o acompanhamento dos estudantes nos Cursinhos Populares pesquisados; 4) Elaborar proposta de produto educacional que atenda às demandas apresentadas pelas coordenações dos Cursinhos Populares pesquisados. O referencial teórico e a revisão apresentada, abordaram um breve histórico da extensão na América Latina e sua articulação com a educação popular, a origem dos Cursinhos Populares e sua relação com a extensão universitária, partindo de autoras e autores dedicaram-se a essa problematização e teorizaram sobre esses temas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com desenho descritivo/exploratório desenvolvido por meio das seguintes etapas: construção de referencial teórico-metodológico; levantamento das instituições de ensino superior públicas de Minas Gerais, mapeamento dos Cursinhos Populares que são projetos de extensão dessas instituições, levantamento e análise dos dados desses Cursinhos Populares e elaboração da proposta de produto educacional. Por meio do portal do MEC foram identificadas vinte e quatro instituições de ensino superior públicas em Minas Gerais. A partir da busca no site dessas instituições, ligações telefônicas e o envio de emails, foram mapeados vinte e sete cursinhos populares (superior e técnico) desenvolvidos como projetos de extensão, que se relacionam a dezesseis dessas instituições. Doze cursinhos populares fizeram parte deste estudo e se referem a nove instituições. Os dados foram discutidos com as bases teóricas mobilizadas. Em relação ao produto educacional, foi elaborada uma proposta de curso de formação online para os/as educadores/as por ser a opção demandada pelas coordenações. Espera-se que o trabalho possa alargar o conhecimento sobre estratégias de democratização da educação e embasar eventuais outros projetos e políticas públicas.