MAPAS MENTAIS: UMA FERRAMENTA VISUAL PARA A ORGANIZAÇÃO E COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO NA PRODUÇÃO TEXTUAL
mapas mentais, tecnologias digitais, produção de textos, ensino de Língua Portuguesa.
Os mapas mentais, ferramentas de visualização que representam graficamente as conexões entre ideias, têm se mostrado eficazes na organização e compreensão de informações complexas. Este trabalho busca investigar a contribuição do uso de mapas mentais como recurso pedagógico para o processo de produção textual. Para isso, apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre o conceito de mapas mentais, seus benefícios e aplicabilidade em diversos contextos. Em seguida, analisa a ferramenta MindMeister, aplicativo digital que possibilita a criação de mapas mentais, a partir dos estudos de Reis (2017).Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e descrita para a análise dos dados. Através da pesquisa teórica, constatou-se que os mapas mentais promovem a melhoria da memória e da retenção de informações, facilitando a aprendizagem significativa e a resolução de problemas. Além disso, essa ferramenta visual estimula a criatividade e a produtividade, auxiliando na geração de novas ideias e na tomada de decisões. Na educação, a partir da perspectiva dos multiletramentos, os mapas mentais são utilizados como uma estratégia que favorece a construção do conhecimento por meio da interação com diferentes linguagens e modos de representação. Essa abordagem amplia as possibilidades de compreensão e expressão dos conteúdos, permitindo que os aprendizes estabeleçam conexões significativas entre conceitos e desenvolvam um pensamento mais crítico e reflexivo.