CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
alfabetização, consciência fonológica, escrita alfabética
Para tornar-se alfabetizado é necessário compreender o sistema de leitura e escrita, no caso do Português, trata-se do sistema de escrita alfabético. Pesquisas mostram que a consciência fonológica, a capacidade de refletir sobre os sons da fala, auxiliam na compreensão da relação fonema-grafema, uma das habilidades necessárias a alfabetização. Com base nisso, essa pesquisa propõe as seguintes perguntas: qual a contribuição da consciência fonológica para o processo de alfabetização? Como o trabalho com consciência fonológica contribui para o sistema de escrita alfabética? O objetivo dessa pesquisa é: analisar e investigar como o trabalho com a Consciência fonológica contribui para o processo de aquisição da escrita. Como objetivos específicos pretendemos: i) Investigar como a consciência fonológica é trabalhada em sala de aula: ii) Analisar metodologias e práticas pedagógicas que contribuem para apropriação do sistema de escrita; iii )Investigar o nível de escrita dos alunos e habilidades de consciência fonológica e alfabetização consolidadas pelos alunos do 1° ano: iv) Construir o produto educacional dessa pesquisa, um ebook formativo, com atividades de consciência fonológica. Quanto aos procedimentos técnicos abordados, é uma pesquisa exploratória; em se tratando de procedimentos metodológicos, será conduzida uma pesquisa mista, quali-quanti em quatro etapas: a primeira, pesquisa teórica embasada. Em um segundo momento, será realizada uma pesquisa de campo, que envolverá entrevistas e observações com as professoras do primeiro ano. A próxima etapa consistirá em uma atividade de consciência fonológica e de escrita dos alunos do primeiro ano. A última etapa será a análise e interpretação dos dados. Na investigação, busca-se conhecer as percepções docentes sobre a consciência fonológica, identificando suas necessidades para compreender o fenômeno estudado, tornando possível construir um material formativo, como produto educacional, que contribua com professores alfabetizadores.