Percepção docente acerca das práticas de leitura literária na educação infantil
educação infantil; práticas de leitura; mediação literária; formação literária docente.
Este trabalho considera que a leitura literária estimula a formação de sujeitos críticos e reflexivos dentro de uma sociedade. Mesmo que se depare com muitos textos em circulação, a formação do leitor depende de ações de interação com o texto, pensadas a partir de mediações e intervenções diferenciadas conforme a realidade da criança. Por isso, consideramos o trabalho com a leitura literária, uma ferramenta potente para o aprendizado da leitura e o para o crescimento integral dos alunos. A educação literária tem um papel importante na formação de leitores, no entanto, a formação literária dos professores para o trabalho com a literatura infantil torna-se o eixo principal para se despertar e incentivar a curiosidade, a imaginação, a narratividade, a literariedade na educação infantil. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral de investigar como as professoras compreendem as práticas de leitura literária e quais saberes subsidiam a formação literária docente, desenvolvidas na educação infantil, especificamente na pré-escola. Temos como objetivos específicos: a) identificar e mapear as práticas de leitura desenvolvidas no 2º período da Educação Infantil, b) compreender como as práticas de leitura e a mediação docente pode contribuir para a formação leitora de crianças na segunda infância c) identificar as percepções e compreensões sobre o conhecimento que elas possuem sobre as propostas de leitura na Educação Infantil; c) elaborar uma oficina literária para os professores da Educação Infantil. Como subsídio teórico para a reflexão proposta, apoiamos na discussão a respeito de leitura nas obras de Bajour (2012) e Martins (1988), no que concerne sobre leitura literária ancora-se em Corsino et al (2016) e de Goulart (2015, 2018, 2023) e sobre letramento literário com Rildo Cosson (2014) e Cosson e Souza (2011). Para isso, será realizada uma pesquisa de campo numa abordagem qualitativa, de cunho exploratória, a partir de uma entrevista semiestruturada com professoras que atuam na Educação Infantil (4 e 5 anos) de um município no Sudoeste de Minas Gerais. Para ampliar a pesquisa será realizado um acompanhamento em sala de aula, para observação e registro das ações e propostas de leitura literária desenvolvidas pelo professor. Os dados coletados através das entrevistas semiestruturadas e da observação na sala do 2º Período serão analisados segundo Análise de Conteúdo de Bardin (1977) através da Pré-análise, da Exploração do material e do Tratamento dos resultados e da inferência e a interpretação, após concluída, faremos um paralelo entre os estudos teóricos abordados por autores conceituados sobre leitura na educação infantil com a prática dessa leitura no chão da escola. Para inspirar os professores da educação infantil e contribuir no planejamento com a leitura literária, será elaborado como produto educacional, uma oficina para que os professores vivenciem algumas experiências com a leitura literária e espera-se, que a oficina possa contribuir, acrescentar, como repensar e ressignificar as práticas de leitura literária na Educação Infantil.