PROJETOS E PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projetos de leitura. Práticas de leitura. Formação literária docente. Pré-escola.
A educação infantil, como primeira etapa da educação básica, requer tem como centralidade possibilitar diferentes experiências significativas para as crianças. Nesse sentido, cabe um trabalho pedagógico que estimule os diversos campos de experiências, como propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) das crianças, dentre elas a linguagem, de modo que se estimule a capacidade as crianças de se expressar, de interagir com materiais escritos e vivenciar práticas literárias. Com isso a cultura escrita torna-se parte do processo educativo, o que requer ações didático-pedagógicas mais integrativas ao contexto social das crianças. Por isso, conhecer como os professores têm proporcionado experiências de leitura para as crianças, pode contribuir com as ações formativas em relação à educação literária. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo investigar como as professoras percebem e/ou compreendem os projetos e práticas de leitura desenvolvidas na educação infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, a partir de dois instrumentos de produção de dados: a realização de uma entrevista semiestruturada com coordenadoras que idealizaram os projetos de leitura e a aplicação de um questionário via Google Forms às professoras da Rede Municipal de Ensino da cidade de Lavras, Minas Gerais, que atuam na pré-escola, visando identificar as percepções e compreensões sobre o conhecimento que possuem sobre as propostas de leitura, sobre quais saberes subsidiam a formação literária docente. Como aporte teórica da pesquisa subsidia-se nos estudos de Rildo Cosson, sobre leitura literária; de Cecília Bajour, acerca do desenvolvimento da compreensão leitora; de Magda Soares, no que tange ao letramento e à incorporação de práticas de leitura nos primeiros anos escolares e de Mônica Baptista, sobre leitura na educação infantil. Como Produto Educacional foi realizada uma oficina sobre a temática da leitura literária na educação infantil, com base nos estudos realizados aos estudantes do curso de Pedagogia. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para a melhoria da qualidade de ensino sobre Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil. A pesquisa visa uma compreensão das ações de leitura em contextos escolares, de modo a dar visibilidade às práticas educativas em relação à formação literária das crianças, com a finalidade de auxiliar o processo de formação docente para o trabalho com a leitura.