A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LUGAR: UMA PESQUISA SOBRE PRÁTICAS E RELAÇÕES EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR ACERCA DOS SENTIDOS DE LUGAR
Geografia Humanista. Lugar. Comunidade Escolar. Dilemas. Escola. Ensino de Geografia.
Este estudo apresenta uma pesquisa qualitativa que investiga os desafios no ensino de lugar e não-lugar sob a ótica da geografia humanista com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A abordagem humanista, ao valorizar a experiência e a subjetividade, oferece tanto desafios quanto potencialidades no ensino desses conceitos, especialmente em sua aplicação prática e representação nos materiais didáticos. A pesquisa analisa como documentos oficiais (BNCC e CRMG) e livros didáticos abordam esses conceitos, identificando convergências e divergências com a perspectiva humanista. Além disso, busca identificar os desafios que emergem no planejamento e execução de uma sequência didática sobre o tema, e como esses desafios se relacionam com a experiência e a subjetividade dos alunos. A metodologia inclui diários de campo do professor-pesquisador e análise de atividades propostas em sala de aula e desenvolvidas pelos alunos e alunas em atividades de campo desenvolvidas na escola. A análise dos dados será feita por meio de análise temática. Espera-se que os resultados contribuam para aprimorar o ensino de Geografia na perspectiva humanista, oferecendo soluções para os desafios identificados e promovendo uma aprendizagem significativa e engajadora, que valorize as experiências e subjetividades dos alunos na construção do conhecimento geográfico.