A FORMAÇÃO LITERÁRIA DOCENTE A PARTIR DO CURSO "LER E ESCREVER NO CONTEXTO LITERÁRIO"
sala de leitura; mediação literária; formação literária de professores.
A necessidade de reflexão acerca da formação de professores-leitores, bem como da promoção da leitura literária, da formação do leitor literário nas instituições educacionais e da legitimação da atuação dos educadores no âmbito da sala de leitura torna-se cada vez mais evidente. Desta forma, esta pesquisa adota como objetivo geral investigar as ações de formação docente que priorizam a mediação literária promovidas pelo curso "Ler e escrever no contexto literário", vinculado à Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação do município de uma região metropolitana de Belo Horizonte em Minas Gerais. Para tanto, desenvolve-se uma pesquisa social aplicada, descritiva, de abordagem qualitativa a partir de uma revisão bibliográfica com levantamento de dados secundários e com dados primários coletados por meio de pesquisa de campo. Como instrumentos de produção de dados foram utilizados observação da formação de professores nos encontros do curso; questionários aplicados para 20 professores cursistas e entrevistas semiestruturadas individuais com cerca de 10 professores regentes de turma, de sala de leitura e de literatura que atuam nas escolas deste município. Para a sustentação das discussões teóricas, basear-nos-emos nos estudos de Paulo Freire sobre conceito de leitura, de Graça Paulino, Rildo Cosson e Teresa Colomer sobre o conceito de leitura literária e letramento literário, de Isabel Solé sobre as estratégias de leitura, Lorenzo Tébar sobre mediação e Cecília Bajour sobre mediação literária. O procedimento de análise de dados incluirá a contextualização das teorias no âmbito da pesquisa, destacando sua relevância para o estudo e discutindo possíveis aplicações e implicações para práticas pedagógicas no contexto escolar. Como produto educacional será produzido um documento com estratégias diferenciadas para a curadoria de livros literários para o Ensino Fundamental Anos Iniciais. Espera-se que esta pesquisa contribua para uma compreensão mais aprofundada do papel da mediação de leitura literária no contexto educacional, para a necessidade de uma reflexão sobre a formação de professores-leitores e forneça subsídios práticos para aprimorar as práticas de leitura literária no ensino fundamental fornecendo insights valiosos para educadores, gestores escolares e formuladores de políticas públicas interessados em promover uma educação literária de qualidade para a formação de leitores críticos e reflexivos desde os primeiros anos de escolaridade.