A PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES
Literatura. Leitura Literária. Ensino Fundamental II.
A literatura na escola, especificamente no âmbito do ensino fundamental II, tem sido utilizada, em determinados contextos, de acordo com Cosson (2015), como “ponte” para o processo de letramento. Dessa forma, o ato de experienciar, conforme salienta Zilberman (2008), o texto literário bem como as suas nuances em leitura literária em uma perspectiva social e histórica tem sido preterido no ambiente escolar. Nesse sentido, emergem as seguintes questões: Para os docentes que atuam no Ensino Fundamental II na disciplina de Língua Portuguesa, existem diferenças conceituais no que concerne à leitura e à leitura literária? As especificidades da leitura literária são efetivamente compreendidas pelos referidos atores sociais que compõem o ambiente escolar? À vista disso, a presente pesquisa intitulada “A Prática de Leitura Literária no Ensino Fundamental II: Reflexões e Possibilidades” tem como objetivo investigar a efetividade da leitura literária no ensino fundamental II. Para atingir os objetivos estabelecidos, a metodologia da pesquisa proposta será a qualitativa, realizada por intermédio da pesquisa bibliográfica a partir de autores que trazem a discussão, tais quais Chartier (2000), Cosson (2015), Dalvi (2023), Eagleton (2009), Goulart (2023), Jouve (2002), Martins (2010), Salgueiro, Pitta e Guimarães, (2023), Silva (2005) e Zilberman (2008). A escola sendo o lócus para a realização da leitura literária, conforme Cosson (2015) salienta, além da verificação nas obras dos autores de referência, em um segundo momento, haverá a pesquisa documental, no sentido de análise da legislação por intermédio dos seguintes dispositivos legais: LDBEN 9394/96, Resolução CNE/CEB 7/2010, BNCC (2017) e a Lei nº 13.696 que Institui a Política Nacional de Leitura e Escrita (2018) no sentido de averiguar de que forma a leitura literária e suas especificidades são apresentadas nos referidos documentos. No sentido de diagnosticar a leitura literária na escola, serão realizadas entrevistas entrevistas semiestruturadas com docentes que atuam na disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II para a geração de dados. Os materiais referidos serão submetidos à análise de conteúdo. Espera-se, com a pesquisa, contribuir com a proposta dos autores de referência, alicerçada nos dispositivos legais, trazendo a visão acerca da leitura literária em ambiente escolar e, nesse sentido, propor, além de novas investigações acerca da temática, o produto educacional, inerente aos programas de mestrado profissional.