O PAPEL DO SUPERVISOR NA IMPLEMENTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO CURRÍCULO REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS
Implementação curricular; Papel do supervisor; Currículo Referência de Minas Gerais.
Na educação brasileira diversas foram as tentativas de estabelecer uma pedagogia curricular que atendesse à formação integral dos estudantes. A mais recente delas se deu com a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a fim de definir aprendizagens essenciais. A partir dela cada rede de ensino estabeleceu seu currículo o que redirecionou a prática pedagógica. Assim, um importante agente neste processo de implementação curricular é o supervisor pedagógico que possui como uma de suas funções realizar a articulação do currículo com a ação docente. Dessa forma em Minas Gerais a rede estadual implementou o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e pretende-se como objetivo geral desta pesquisa analisar como foi esse processo e qual o papel do supervisor pedagógico no mesmo. O referencial teórico se fundamenta nos estudos de Gimeno Sacristán, Tomaz Tadeu da Silva, Dermeval Saviani, Vera Placco, Laurinda Almeida, entre outros. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e será desenvolvida considerando as etapas de pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas que serão submetidas a análise de conteúdo, visando entender os desafios e possibilidades de atuação da supervisão pedagógica diante da implementação do CRMG. Espera-se que os resultados indiquem boas práticas e recomendações para aprimorar a atuação dos supervisores na implementação curricular. Em decorrência dos dados da pesquisa será proposto enquanto produto educacional uma formação continuada intitulada “Construindo saberes sobre o CRMG para a formação de professores” aos supervisores pedagógicos.