POSSÍVEIS EFEITOS DA MODALIDADE A DISTÂNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA NA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Formação de Professores. Pedagogia. Experiência Didática. Educação Básica.
Atualmente, embora a maioria dos licenciados no Brasil se forme em cursos na modalidade a distância, observa-se uma escassez de estudos e pesquisas que abordem a atuação profissional dos egressos dos cursos de Pedagogia EaD, dificultando análises mais aprofundadas sobre a adequação dessa formação para o exercício docente na educação básica. Com base nesta constatação, esta pesquisa foi elaborada a partir da seguinte questão: Que possíveis efeitos da modalidade a distância do curso de Pedagogia podem gerar na experiência didática de professores da educação básica. A pesquisa tem como objetivo analisar possíveis efeitos da modalidade a distância de formação dos egressos de pedagogia, que atuam na educação básica. Para tal, se estabeleceram os objetivos específicos: (a) compreender as escolhas que levam à formação inicial em Pedagogia na modalidade EaD; (b) analisar os projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia onde os participantes se formaram; (c) analisar as experiências didáticas pelas quais os egressos destes cursos passaram; (d) identificar possíveis efeitos da modalidade na experiência didática dos participantes. A investigação se caracteriza como estudo de caso, de caráter descritivo, com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados se dará em escolas de educação básica de um município mineiro, que contam com docentes formados em cursos de pedagogia ofertados na modalidade da Educação a Distância. Os participantes serão professores que atuam na educação básica destas e que aceitarem participar da pesquisa. Os principais instrumentos de obtenção dos dados são um questionário, entrevista do tipo grupo focal e o diário de campo para registro de observação participante de atividades letivas dos professores. O método a ser utilizado para a interpretação dos dados qualitativos obtidos l será por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2008). A análise de conteúdo ocorre em três etapas: organização e leitura inicial, codificação e categorização dos dados, e interpretação dos resultados com base no referencial teórico (Bardin, 2008). Os resultados desta pesquisa poderão contribuir para reflexões e direcionamentos das políticas educacionais voltadas à formação de professores em cursos de Pedagogia EaD. Como parte da conclusão do trabalho, será elaborado um produto educacional: Roteiro de Sequências Didáticas, com práticas pedagógicas alinhadas aos campos de experiência definidos na BNCC da Educação Básica.