EXPLORANDO O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA: CONCEITOS, ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS DOCENTES
compreensão leitora; fluência; práticas pedagógicas.
Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), investiga o desenvolvimento da compreensão leitora de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, com ênfase nas práticas docentes, estratégias metodológicas e fatores contextuais que influenciam esse processo. Fundamentado em referenciais teóricos de autores como Kato (1987), Solé (1998), Leffa (1996), Navas et al. (2009), entre outros, o estudo concebe a leitura como uma atividade complexa, de natureza cognitiva e social, exigindo articulação entre decodificação, fluência e compreensão textual. A investigação parte do pressuposto de que a leitura, além de ser uma habilidade essencial para o desempenho acadêmico, é um direito que promove a participação cidadã e a inclusão social. Com abordagem qualitativa e quantitativa, a pesquisa combina revisão teórica, observações em sala de aula, aplicação de instrumentos diagnósticos (baseados nos descritores do SAEB) e questionários sobre hábitos de leitura e uso de tecnologias. A análise foi realizada com uma turma de 31 alunos de uma escola particular do sul de Minas Gerais, e considerou também o contexto sociopedagógico da instituição e a trajetória profissional da docente envolvida. Os dados foram sistematizados a partir de um diário de campo reflexivo e organizados conforme indicadores de compreensão leitora, fluência e interação leitor-texto. Os resultados revelam desafios persistentes na consolidação da compreensão leitora, associados à ausência de fluência, lacunas na formação leitora nos anos iniciais e à necessidade de práticas pedagógicas mais sistematizadas e intencionais. A pesquisa aponta para a urgência de fortalecer a formação docente, promover intervenções pedagógicas baseadas em evidências e valorizar a leitura em suas múltiplas dimensões — estética, cognitiva e crítica. Como produto educacional, será elaborado um caderno pedagógico com sugestões de práticas voltadas ao desenvolvimento da leitura e da compreensão leitora, contribuindo para a formação continuada de professores e para uma educação mais democrática, equitativa e significativa.