LEITURA E FLUÊNCIA: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
leitura; fluência e compreensão leitora; avaliação de fluência
A leitura é uma prática de linguagem complexa que envolve tanto fatores cognitivos quanto sociais. Essa prática requer que o sujeito trabalhe ativamente para produzir sentido (s), a partir de um conjunto de conhecimentos construídos. Para ler com proficiência, é necessário ainda desenvolver habilidades como velocidade, expressividade e reconhecimento automático. Dessa forma, saber ler fluentemente e compreender textos é a base para o cidadão participar das práticas sociais da leitura e escrita que permeiam o seu dia a dia. Observando-se os resultados das avaliações externas (CNCA, 2023, PISA, 2022) de alfabetização e fluência leitora dos últimos anos percebe-se que grande porcentagem dos alunos não consegue atingir o nível de fluência leitora esperado para o 2º ano do Ensino Fundamental. A fluência pode ser compreendida, portanto, como um indicador do desenvolvimento da proficiência leitura. Nessa direção, essa pesquisa discute sobre o tema fluência e compreensão leitora e busca papel do desenvolvimento da fluência na formação de um leitor eficiente. O quadro teórico discute sobre leitura, rotas de leitura e estratégias de leitura e sua importância para o processo de aquisição da leitura fluente e compreensão leitora pautado nas pesquisas de Colomer, Camps, Chartier e Girotto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e de análise análise documental, considerando-se resultados do último teste de avaliação de fluência leitora ( CNCA/2024) dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Minas Gerais. ao final da pesquisa, será elaborado, como produto educacional, um curso de 40 horas, contendo 16 horas de atividades síncronas e 24 horas de atividades assíncronas, para professores e especialistas em educação, com a temática leitura: fluência e compreensão leitora nas salas de alfabetização. Espera-se que após o aprofundamento teórico em obras e artigos de autores que estudam sobre fluência e compreensão leitora e alfabetização e após a apropriação dos resultados do teste de fluência, as possíveis dificuldades dos alunos em adquirirem uma leitura fluente e efetiva ao final do 2º ano do Ensino fundamental sejam compreendidas e que a produção dessa pesquisa venha servir de subsídios aos professores e demais profissionais que se dedicam a estudar sobre fluência e compreensão leitora.