FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES E POLÍTICAS PÚBLICAS REFERENTES AO PROGRAMA LEEI
LEEI; Compromisso Criança Alfabetizada; Curso Educação Infantil; Formação Continuada.
O Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), ofertado pelo Governo Federal para professoras da Educação Infantil das redes públicas e privadas da rede, foi criado com o objetivo de formar professoras desta etapa da educação para desenvolverem com qualidade, a linguagem oral e escrita em creches e pré-escolas de todo o país. Visto isso, a relevância desta pesquisa se deu ao acompanhar o projeto, enquanto professora e cursista, buscando correlacionar os conteúdos estudados na formação continuada com as práticas em sala de aula. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é investigar, na percepção das professoras cursistas, os reflexos nas práticas desenvolvidas da formação no âmbito do LEEI ofertado durante 2024 em municípios do sul de Minas Gerais. Os objetivos específicos incluem a apresentação das concepções presentes no programa LEEI no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, e a elaboração de um produto educacional sobre a temática. Para isso, a metodologia utilizada recai em uma pesquisa de campo, qualitativa e com aplicação de questionário junto às professoras cursistas do programa no ano de 2024, além disso é documental pela análise dos materiais norteadores do programa. Para traçar o caminho da pesquisa foi utilizado como referencial teórico os livros disponibilizados como materiais didáticos que estruturam o curso, os documentos norteadores das políticas públicas voltadas para a Educação Infantil e autores da área. Espera-se que a pesquisa contribua para um aprofundamento sobre as políticas públicas no âmbito do programa, bem como a análise de seus materiais e da pertinência do programa, e os seus impactos junto às professoras cursistas a partir das suas práticas em sala de aula.