LINGUAGEM MATEMÁTICA E LÍNGUA MATERNA: APROXIMAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
letramento e alfabetização; matemática; língua materna; anos iniciais.
A pesquisa destaca a importância do desenvolvimento de habilidades de letramento em Língua Materna e em Matemática para o pleno desenvolvimento dos estudantes. Ressalta-se que o letramento não se resume à alfabetização, mas antes permeia todos os aspectos do ensino e aprendizagem, envolve a prática social e amplia a compreensão do mundo em suas diversas manifestações culturais. Com base nos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) que indicam uma baixa proficiência dos estudantes brasileiros nessas áreas, evidencia-se a necessidade de ações efetivas para melhorar o ensino e aprendizagem e se reconhece a importância da interrelação entre Língua Materna e Matemática. Por conseguinte, busca investigar como se dá a compreensão e a implementação da aproximação entre o ensino da Língua Materna e da Matemática no processo de alfabetização? Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo compreender como se dá a aproximação entre o ensino da Língua Materna e da Matemática no processo de alfabetização, considerando as concepções docentes, as práticas pedagógicas e as condições formativas que a influenciam. Como base teórica apoia-se nas discussões que relacionam a alfabetização em Matemática e em Língua Materna como processos que se complementam apresentando características próximas na perspectiva do letramento. Para tanto, assume-se uma pesquisa de campo de uma abordagem qualitativa, fundamentada em um estudo bibliográfico. Para a produção de dados utilizou-se de questionários via Google Forms e entrevistas semiestruturadas com professores alfabetizadores do Ensino Fundamental (anos iniciais) de escolas municipais de uma cidade da região do sudoeste de Minas Gerais. A pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem exploratória, e utiliza como procedimentos metodológicos o estudo bibliográfico e a pesquisa de campo. Para examinar as informações coletadas, utilizou-se a análise de conteúdo, buscando responder às questões levantadas pela pesquisa. Os resultados indicam que a aproximação entre o ensino da Língua Materna e Matemática favorece a construção de sentido, a mobilização de conhecimentos prévios dos estudantes e contribui para a superar dificuldades de aprendizagem observadas em ambos os conteúdos. Evidenciou-se a importância da formação docente como eixo central para que os professores possam compreender, planejar e implementar propostas pedagógicas de aproximação entre a Matemática e a Língua Materna. Como produto educacional, foi realizada uma Oficina Pedagógica com professores de uma escola da rede municipal, tendo como foco a articulação entre os componentes curriculares por meio da comunicação, a valorização do trabalho colaborativo, o aprimoramento conceitual e pedagógico e a ressignificação de práticas pedagógicas. Conclui-se que a aproximação entre a linguagem matemática e a língua materna potencializa o processo de alfabetização, promove aprendizagens contextualizadas e significativas.
l.