UTILIZANDO O MODELO AIR EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: INVESTIGANDO UMA POSSÍVEL APROXIMAÇÃO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Cognição Epistêmica. Ensino de Física. Alfabetização Científica
Esta pesquisa busca investigar uma possível aproximação entre o modelo de desenvolvimento epistêmico, elaborado por Barzilai e Chinn, e a Alfabetização Científica, conforme proposto por Sasseron. Para tanto, a pesquisa explora a implementação do modelo AIR no ensino de Física, avaliando suas implicações no planejamento, desenvolvimento e replanejamento de aulas para uma turma de primeiro período do curso de Licenciatura em Física, e investigando a promoção da alfabetização científica e o desenvolvimento epistêmico dos estudantes. O modelo de desenvolvimento epistêmico, também denominado Apt-AIR Framework, é um complemento do modelo AIR, trazendo maior fundamentação teórica, e será utilizado apenas na análise dos dados. A importância desta pesquisa se encontra justamente em aprofundar os estudos na área no Brasil, trazendo o referencial para a nossa realidade e buscando estabelecer conexões com outras áreas de pesquisa, como a Alfabetização Científica. Este estudo adota uma abordagem qualitativa e exploratória, envolvendo a elaboração e aplicação de uma Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA) sobre o tema da Combustão, utilizando o modelo AIR para orientar a construção das atividades. A coleta de dados será realizada por meio de diários reflexivos escritos pelo pesquisador, e a análise qualitativa, a partir do modelo de desenvolvimento epistêmico e dos indicadores de alfabetização científica, buscará avaliar o impacto da utilização do modelo AIR na SEA, com foco no desenvolvimento epistêmico e na promoção da alfabetização científica dos alunos.