Abordagem investigativa e atuação docente: a experiência do Laboratório Criativo no Novo Ensino Médio em Minas Gerais
Este trabalho tem por objetivo investigar as percepções e representações de professores sobre suas práticas pedagógicas e experiências no componente curricular "Laboratório Criativo", conforme estabelecido pelo Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). A análise se estrutura em três dimensões inter-relacionadas: a natureza e a efetividade do suporte institucional oferecido aos docentes, a compreensão e os significados atribuídos à abordagem investigativa no contexto do ensino de ciências, e o impacto da implementação e subsequente descontinuação desse componente na visão dos professores. A pesquisa busca caracterizar as ações de formação e orientações pedagógicas institucionais, e analisar as concepções dos professores sobre os desafios e potencialidades da implementação de práticas prático-experimentais e investigativas. A relevância do estudo reside em articular as diretrizes curriculares do CRMG com a prática docente, examinando particularmente a aplicação do Ensino por Investigação e seus desdobramentos em um componente que visa promover o desenvolvimento de habilidades essenciais, como pensamento crítico e a capacidade de aplicar o conhecimento de forma contextualizada. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas com docentes de uma escola em Governador Valadares/MG. Como produto final, o trabalho prevê a elaboração de um Produto Educacional/Guia Formativo destinado a professores da rede pública. Este guia fornecerá referenciais teóricos e estratégias didáticas focadas na perspectiva do Laboratório Criativo, servindo como um instrumento de resistência pedagógica à retirada do componente do currículo e incentivando a integração da abordagem investigativa nas atividades laboratoriais. A pesquisa está em andamento, e a análise dos dados coletados será apresentada em ocasião futura.